O ENSINO E A APRENDIZAGEM
ENCONTROS E DESENCONTROS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.81-91Resumo
A compreensão de que a aprendizagem não é algo que ocorre automaticamente a partir do ensino é relativamente recente, mais precisamente a partir da segunda metade do século XX. Ainda assim, até hoje nos deparamos com encontros e desencontros entre esses dois processos que em uma perspectiva freireana, podem ser considerados faces da mesma moeda (ensinagem). Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em suscitar o debate sobre a relação entre o modo como ensinamos e a aprendizagem significativa dos estudantes. A metodologia, de abordagem qualitativa, conta com uma pesquisa bibliográfica para ancorar as discussões. Os resultados sinalizam que: a formação docente (inicial e continuada) precisa contemplar a compreensão dos processos de aprendizagem, bem como a relação entre as práticas pedagógicas e a aprendizagem significativa; a aprendizagem significativa no século XXI implica levar em conta aspectos como a imprevisibilidade, a colaboração, a criticidade, tendo como companheira a tecnologia e uma visão sobre um mundo sustentável e de convívio harmônico entre todos os seres vivos, independentemente da raça, sexo, nacionalidade e/ou cultura. Podemos concluir que a aprendizagem significativa dos estudantes pode ser facilitada quando os docentes compreendem que as práticas pedagógicas são facilitadoras do processo de construção do conhecimento.
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-01-08 (2)
- 2024-12-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.