PROCESSOS DIALÓGICOS NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS INTERCULTURAIS E INTERGERACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.27-53

Palavras-chave:

educação intercultural, processos dialógicos, narrativas, intergeracionalidade, autoestudo colaborativo.

Resumo

Apresenta-se um estudo sobre educação intercultural em contexto do ensino superior, descrevendo e problematizando as experiências dos participantes na produção de narrativas que exploram processos intergeracionais e de estranhamento cultural. Segue uma metodologia de autoestudo, pois as autoras são também participantes dos processos que pesquisam, procurando não apenas compreendê-los, mas também contribuir para a sua transformação. Ao longo de um semestre foram registrando suas reflexões: os estudantes na forma de portfólios individuais, a docente na forma de um diário de investigação. Procedeu-se à análise de conteúdo desses registros, triangulando-os para discutir a relevância dos processos narrativos no desenvolvimento da interculturalidade. Da análise emergem confluências entre os participantes acerca do papel das dimensões relacionais, práxicas, artísticas-técnicas. As primeiras integram relações dialógicas e colaborativas entre instituições, mas sobretudo processos intergeracionais e interculturais. Das dimensões práxicas destaca-se a autoreflexividade e a vivência da teoria pela própria metodologia, bem como a reflexão e debate sobre questões mais específicas associadas a diferenças culturais, à discriminação de gênero, interculturalidade crítica, relação com a ancestralidade e interdisciplinaridade. No que respeita às dimensões de criação com componentes artísticos e técnicos, surgem referências à utilização de fotos, criação de poemas e textos, elaboração de storytelling digitais visuais, bem como às aprendizagens daí decorrentes.

Biografia do Autor

Ana Paula Viana Caetano, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Professora Associada do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Investigadora Integrada da UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento Educação e Formação

Área de Curriculo, Formação de Professores e Tecnologia

Doutorada em Cièncias da Educação, Faculdade de Psicologia e Cências da Educação, Universidade de Lisboa

Sílvia Dwyer, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Silvia Dwyer é Psicóloga em contextos de expatriação e Linguas de Herança , mestranda em Educação e Formação, especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e co-fundadora do Instituto Luso Brasileiro de Desenvolvimento Sociocultural - Paineira

 

 

Cátia Santos, Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Cátia Hilário é Técnica Superior na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, mestranda em Educação e Formação, especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e co-fundadora do Instituto Luso Brasileiro de Desenvolvimento Sociocultural - Paineira

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Caetano, A. P. V., Dwyer, S., & Santos, C. (2024). PROCESSOS DIALÓGICOS NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS INTERCULTURAIS E INTERGERACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR. Revista De Ciências Humanas, 25(1), 27–53. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.27-53