PROCESSOS DIALÓGICOS NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS INTERCULTURAIS E INTERGERACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.27-53Palavras-chave:
educação intercultural, processos dialógicos, narrativas, intergeracionalidade, autoestudo colaborativo.Resumo
Apresenta-se um estudo sobre educação intercultural em contexto do ensino superior, descrevendo e problematizando as experiências dos participantes na produção de narrativas que exploram processos intergeracionais e de estranhamento cultural. Segue uma metodologia de autoestudo, pois as autoras são também participantes dos processos que pesquisam, procurando não apenas compreendê-los, mas também contribuir para a sua transformação. Ao longo de um semestre foram registrando suas reflexões: os estudantes na forma de portfólios individuais, a docente na forma de um diário de investigação. Procedeu-se à análise de conteúdo desses registros, triangulando-os para discutir a relevância dos processos narrativos no desenvolvimento da interculturalidade. Da análise emergem confluências entre os participantes acerca do papel das dimensões relacionais, práxicas, artísticas-técnicas. As primeiras integram relações dialógicas e colaborativas entre instituições, mas sobretudo processos intergeracionais e interculturais. Das dimensões práxicas destaca-se a autoreflexividade e a vivência da teoria pela própria metodologia, bem como a reflexão e debate sobre questões mais específicas associadas a diferenças culturais, à discriminação de gênero, interculturalidade crítica, relação com a ancestralidade e interdisciplinaridade. No que respeita às dimensões de criação com componentes artísticos e técnicos, surgem referências à utilização de fotos, criação de poemas e textos, elaboração de storytelling digitais visuais, bem como às aprendizagens daí decorrentes.
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