AS PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS DESAFIOS PARA O LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.126-146

Palavras-chave:

Formação docente. Letramento digital. Tecnologias e aprendizagem.

Resumo

A presença das tecnologias digitais na educação é cada vez mais evidente. Essa premissa exige repensar o processo de formação de professores, abordando para isso os principais conceitos e a construção teórica sobre a temática com o letramento digital. O objetivo dessa perquirição é identificar e analisar os principais desafios encontrados pelos docentes no uso pedagógico das tecnologias digitais partindo do contexto pandêmico. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica com referencial teórico pautada em Lévy (2010, 2015), Moran (2005, 2012, 2013), Kenski (2012, 2013) e Lemos (2003) pesquisadores que discutem sobre a realidade vivenciada pelas escolas na era digital. Os dados apontam que: 1) O letramento digital está distante da prática docente em função da falta de familiaridade e resistência ao uso pedagógico dos recursos tecnológicos. 2) O estranhamento dos educadores quanto a importância do uso dessas ferramentas digitais para fazer a transposição didática dos conceitos; 3) Falta de atualização dos currículos para capacitação dos futuros professores quanto ao uso das tecnologias digitais. Concluímos, portanto, que se faz indispensável melhorar a formação inicial desses profissionais no que se refere ao letramento digital a fim de reinventar a educação para a contemporaneidade. 

Biografia do Autor

Jacinta Lúcia Rizzi Marcom, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional. Possui graduação em PEDAGOGIA: DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1992), graduação em PEDAGOGIA: SERIES INICIAIS pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1997), graduação em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), graduação em PEDAGOGIA:ORIENTAÇAO E SUPREVISAO pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005), Mestra em Educação pela UNOCHAPECÓ (2020). Doutoranda em Educação pela URI. Participante dos seguinte grupos de pesquisa: 1) Grupo de Pesquisa: Ensino e formação de professores desde 2018; 2) GPEAD - Gestão e Processos Formativos em Educação Profissional e Educação a Distância, desde 2019; e 3) Grupo de Pesquisa em Ensino, Experiências Docentes e Interdisciplinaridade desde 2020.

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (2002) e Letras - Espanhol (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), Mestrado em Letras (2005) e Doutorado em Letras (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Literatura Brasileira. Realizou estágio de Pós-doutorado sobre literatura angolana lusófona (2013) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua desde 2005 como professora do ensino superior e atualmente é professora dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras e em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, câmpus de Frederico Westphalen. Exerce a função de Coordenação do Programa de Mestrado em Letras da URI. Realiza pesquisa na área de Letras, com ênfase nos Estudos Literários e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de leitores e ensino de literatura; narrativas de língua portuguesa contemporâneas; formação de professores e tecnologias, mídias e ensino. Resultados de suas pesquisas são publicados em revistas especializadas e livros. Atua como editora-chefe da Revista de Ciências Humanas e é membro da equipe editorial da Revista Literatura em Debate, Revista Língua & Literatura, Revista Recorte, Memento, além avaliadora de artigos para outras revistas científicas nas áreas de Letras e Educação. Integra o banco de avaliadores da Educação Superior do INEP/MEC. E-mail: anapaulateixeiraporto@gmail.com anapaula@uri.edu.br

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Publicado

2022-07-18

Como Citar

Rizzi Marcom, J. L., & Teixeira Porto, A. P. (2022). AS PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS DESAFIOS PARA O LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE. Revista De Ciências Humanas, 22(3), 126–146. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.126-146