Professoralidade e desempenho docente: um olhar a partir dos resultados da avaliação institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.120-142

Palavras-chave:

Professoralidade docente. Desempenho docente. Docência na Educação Superior.

Resumo

Este artigo toma como central a discussão acerca do processo de desenvolvimento da professoralidade docente na educação superior. Para isso, mobiliza teorizações ancoradas na perspectiva do campo da pedagogia universitária e dados decorrentes de pesquisa desenvolvida durante o ano de 2017, cujo objetivo foi avaliar os impactos que o desenvolvimento da professoralidade docente traz ao desempenho do professor nos processos de avaliação institucional interna. O projeto de pesquisa foi financiado por recursos públicos, originados no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). A pesquisa realizada, um estudo de caso de caráter documental, tomou como materialidade os relatórios de avaliação do desempenho docente referentes ao período compreendido entre os anos de 2012 e 2016 de um dos campi de uma universidade comunitária localizada no oeste de Santa Catarina. Como resultados, destaca-se a pouca diferenciação entre os desempenhos docentes quando considerados: anos de docência, participação em formações pedagógicas continuadas e investimentos em formação acadêmica. O estudo reforça a percepção da professoralidade docente como um processo que extrapola  a dimensão profissional técnica e traz condições de possibilidade para a problematização dos processos de subjetivação docente enquanto constitutivos da professoralidade. Os dados lançam luz sobre a necessidade de se continuar problematizando as práticas institucionais de avaliação do desempenho docente.

Biografia do Autor

Daniela Pederiva Pensin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Alexandra Biondo Lopes Pacheco, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-04

Como Citar

Pensin, D. P., & Lopes Pacheco, A. B. (2018). Professoralidade e desempenho docente: um olhar a partir dos resultados da avaliação institucional. Revista De Ciências Humanas, 19(01), 120–142. https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.120-142