O professor e o processo de democratização da escola: quem é este sujeito no contexto de desigualdades regionais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1367Palavras-chave:
política educacional, gestão da escola, perfil do professor, avaliação de contexto, Prova BrasilResumo
A democratização da escola seja em termos de acesso, gestão ou qualidade implica necessariamente o protagonismo de docentes e estudantes. A necessidade de valorização profissional deste sujeito tem se colocado como tema central da política educacional brasileira tensionando as demandas de responsabilização do professor pelos resultados escolares, isto se expressa na aprovação do Piso Salarial Profissional Nacional e nas diretrizes de carreira docente. Os exames em larga escala no Brasil têm produzido um número grande de informações sobre os sujeitos docentes que podem contribuir para compreender quem é atualmente o professor brasileiro, comparativamente a leituras mais longitudinais (SOUZA, 2009) ou internacionais (FANFANI, 2007) sobre a profissão docente. Neste estudo propõe-se explorar o perfil do professor brasileiro a partir dos questionários de contexto do PROVA BRASIL 2007 analisando experiência, remuneração, formação e situação trabalhista dos professores de forma cotejada à avaliação que os professores fazem sobre as condições de gestão da escola em que atuam. As questões que remetem ao perfil dos professores reafirmam as desigualdades entre norte/nordeste e centro/sul/sudeste de desenvolvimento brasileiro ampliadas com desigualdades de condições de trabalho entre as duas fases do ensino fundamental. Para medir estes cenários propõe-se a utilização de um Índice de Condições de Trabalho dos Professores que possa ser um instrumento de leituras contextualizadas das respostas dos professores para questões como seu envolvimento com o projeto pedagógico da escola, as condições de participação na escola, sua relação com diretor e com os alunos nas escolas de ensino fundamental brasileiras.Referências
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