APONTAMENTOS SOBRE A FORMACÃO DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Laelia Carmelita Portela Moreira Programa de pós-graduação em Educação da UNESA - PPGE/UNESA
  • Débora Borges Lima

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v15i24.1307

Palavras-chave:

Formação de Professores, Curso Normal, ciclo de políticas.

Resumo

O presente artigo discute características da formação inicial de professoes em nível médio, no Estado do Rio de Janeiro, a partir de uma reflexão baseada na bordagem do ciclo de políticas. Analisa a materialização, no contexto da prática, da previsão do artigo 62 da Lei 9.394/96 de elevação da formação de professores para o nível superior e do prazo de 10 anos para extinsão do Curso Normal, com base na coexistência, no estado em tela, da formação docente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, no Curso Normal e no Curso de Pedagogia. Após breve contextualização das políticas de formação e da trajetória e características do Curso Normal apresenta-se a situação do Rio de Janeiro problematizando-se, com base na metodologia do ciclo de políticas, a ressignificação dessa política de formação de professores em nível estadual.

Biografia do Autor

Laelia Carmelita Portela Moreira, Programa de pós-graduação em Educação da UNESA - PPGE/UNESA

Doutora em Educação pela UFRJ

Professora Adjunta e Pesquisadora do Programa de Pôs-Graduação em Educação da Universidade Estacio de Sá- PPGE/UNESA

Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e Formação de Educadores (PGFE)

Downloads

Publicado

2014-07-28

Como Citar

Moreira, L. C. P., & Lima, D. B. (2014). APONTAMENTOS SOBRE A FORMACÃO DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista De Ciências Humanas, 15(24), 33–46. https://doi.org/10.31512/rch.v15i24.1307