LITERATURA INFANTIL, ACERVOS LITERÁRIOS E MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA MULTISSERIADA DO CAMPO NA DÉCADA DE 1980

MEMÓRIAS E REFLEXÕES DE UM EGRESSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.297-312

Palavras-chave:

Literatura infantil, Escola, Leitura literária, Mediador de leitura

Resumo

O artigo apresenta memórias e reflexões de um egresso de uma escola multisseriada do campo, que frequentou a escola nos anos 1980, e concentra o foco na questão dos acervos de literatura e a presença da leitura literária, em que é possível perceber gestos primários de mediação de leitura em soluções simples e, ao mesmo tempo, entendedoras de aspectos importantes da literatura e da infância. Para que as reflexões não fiquem somente no nível da elaboração pessoal, busca-se concatená-las a estudos e pesquisas da leitura literária e da formação de leitores, tais como os de Teresa Colomer (2007), Yolanda Reyes (2023), Michèle Petit (2008), Regina Zilberman (2003, 2008, 2012) e Marta Morais da Costa (2006). As memórias do autor e o trabalho singular desenvolvido por uma professora na escola, associados a tais estudos, apontam para uma interrogação bem pontual no fechamento do trabalho, para a qual a resposta é óbvia: acervos são fundamentais, mas não resolvem questões essenciais acerca da leitura literária na escola e na biblioteca. Mais importante que tal investimento é a postura docente, que precisa compreender em amplitude e profundidade sua condição de mediador de leitura junto aos livros e às crianças.

Biografia do Autor

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Campus de Erechim

Doutor em Letras (Área de concentração: Letras, Leitura e Produção Discursiva, Linha de Pesquisa: Leitura e Formação do Leitor) e mestre em Letras (Área de concentração: Estudos Literários, Linha de Pesquisa: Leitura e Formação do Leitor), pelo PPGL da UPF. Realizou estágio de pós-doutorado no PPGL da PUCRS, com pesquisa sobre dramaturgia para a infância e mediação editorial. Professor do Departamento de Ciências Humanas da URI, campus de Erechim/RS. Autor de Teatro  de se ler: o texto teatral e a formação do leitor (Ediupf, 2007, 2019). Organizador e autor, entre outros, de Teatro infantil: história, leitura e propostas (Positivo, 2015), Prêmio Livro Teórico 2016, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e Selo Altamente Recomendável (SAR) – Livro Teórico, da mesma instituição; Literatura de recepção infantil e juvenil: modos de emancipar (Habilis Press, 2018), que recebeu os mesmos prêmios na edição 2019; e Literatura infantil e juvenil: desvios criativos, diversidade e emancipação em processo (Pontes, 2023), SAR da FNLIJ, na edição 2024.

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Grazioli, F. T. (2025). LITERATURA INFANTIL, ACERVOS LITERÁRIOS E MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA MULTISSERIADA DO CAMPO NA DÉCADA DE 1980: MEMÓRIAS E REFLEXÕES DE UM EGRESSO. Revista Literatura Em Debate, 20(36), 297–312. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.297-312