LITERATURA INFANTIL, ACERVOS LITERÁRIOS E MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA MULTISSERIADA DO CAMPO NA DÉCADA DE 1980
MEMÓRIAS E REFLEXÕES DE UM EGRESSO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.297-312Keywords:
Literatura infantil, Escola, Leitura literária, Mediador de leituraAbstract
O artigo apresenta memórias e reflexões de um egresso de uma escola multisseriada do campo, que frequentou a escola nos anos 1980, e concentra o foco na questão dos acervos de literatura e a presença da leitura literária, em que é possível perceber gestos primários de mediação de leitura em soluções simples e, ao mesmo tempo, entendedoras de aspectos importantes da literatura e da infância. Para que as reflexões não fiquem somente no nível da elaboração pessoal, busca-se concatená-las a estudos e pesquisas da leitura literária e da formação de leitores, tais como os de Teresa Colomer (2007), Yolanda Reyes (2023), Michèle Petit (2008), Regina Zilberman (2003, 2008, 2012) e Marta Morais da Costa (2006). As memórias do autor e o trabalho singular desenvolvido por uma professora na escola, associados a tais estudos, apontam para uma interrogação bem pontual no fechamento do trabalho, para a qual a resposta é óbvia: acervos são fundamentais, mas não resolvem questões essenciais acerca da leitura literária na escola e na biblioteca. Mais importante que tal investimento é a postura docente, que precisa compreender em amplitude e profundidade sua condição de mediador de leitura junto aos livros e às crianças.
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