INSTRUMENTALIZAÇÃO DOS DEDOS EM CENA
LITERATURA ERÓTICA DE MULHERES E SUA ABORDAGEM EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.341-358Palavras-chave:
Instrumentalização do corpo, Ensino de literatura, Representação da mulher na literatura, Gênero e sexualidadeResumo
O direito à escrita literária das mulheres é alcançado com a reivindicação de espaço social para a subjetividade e o pensamento, em detrimento dos estereótipos e da delimitação de atribuições moralmente válidas a elas (Castanheira, 2011). Pretendemos evidenciar aspectos que se aproximam através da instrumentalização dos dedos das personagens dos textos “D. Consuelo”, de Laura Villares (2021), e “Orgasmos Mastigados”, de Odailta Alves (2020), pensando em como podemos abordá-los em sala de aula. Para isso, lançamos mão da análise de conteúdo, considerando nosso corpus constituído por linguagem de cunho erótico em contextos sociais e históricos que se interligam. Esse passo nos permite relacionar cultura e violência em função da aplicabilidade da leitura dos textos em sala de aula, prevendo discussões do âmbito dos gêneros e das sexualidades. Nossa pesquisa contribui com um olhar que ultrapassa a nudez e os desejos sexuais, salientando questões importantes para o respeito à pluralidade dos corpos.
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