ENTRE ÉPOCAS E CULTURAS: LITERATURA DE AUTORIA FEMININA COMO ESPAÇO DE EMPODERAMENTO E RESISTÊNCIA EM TEXTOS DE PAULINA CHIZIANE, PATRÍCIA MELO E BELL HOOKS
Palavras-chave:
Literatura. Empoderamento feminino. Vozes femininas. Autoria feminina. Desigualdade de gênero.Resumo
Este trabalho objetiva refletir sobre a autoria feminina no campo literário como um espaço de empoderamento e resistência, considerando diferentes épocas e culturas através dos seguintes objetos de estudo: Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane (2002); Mulheres empilhadas, de Patrícia Melo (2019); Ain’t I a Woman: Black Women and feminism, de Bell Hooks (1981). A pesquisa busca aprofundar conceitos através de aportes bibliográficos que possibilitarão uma análise crítico-reflexiva de cunho qualitativo no campo dos estudos feministas e de gênero, com aporte da sociologia da literatura. Observa-se que, a partir da leitura dos objetos selecionados, é possível traçar um percurso intercultural para com o “ser mulher” em diferentes realidades e ainda por em evidência a importância da autoria feminina na literatura como meio de resistência a realidades opressoras. Evidencia-se ainda o papel de narrativas literárias como espaço de sensibilização e reflexão a respeito de questões de desigualdade de gênero.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.