VOZES SILENCIADAS, HISTÓRIAS AMPLIFICADAS
LETRAMENTO LITERÁRIO E LITERATURA AFRO-BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.70-91Palavras-chave:
Literatura, Ensino de Literatura, LinguagensResumo
Apesar do imperativo legal de inclusão da Literatura Afro-brasileira no currículo do Ensino Médio, observa-se uma recorrência de abordagens limitadas nos materiais didáticos. Diante disso, propôs-se a criação de um material educacional com atividades baseadas nessa literatura, visando desenvolver o letramento literário. O objetivo dessa proposta está relacionado à apresentação da trajetória histórica e das produções literárias de escritoras afro-brasileiras, bem como a desconstrução de estereótipos associados a essa produção. Em uma pesquisa realizada com duas turmas da terceira série de uma escola do Ensino Médio, foi analisada a interação dos estudantes nas aulas de Literatura Afro-brasileira. Utilizou-se uma abordagem qualitativa para analisar os dados, a partir de atividades que valorizam autoras negras, enfatizando temas como resistência, identidade, memória e ancestralidade. Os resultados indicaram que essa abordagem favorece o letramento literário, estimula análises críticas dos textos e contribui para mudanças de mentalidade e atitudes, especialmente no combate aos preconceitos e estereótipos sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.