INFÂNCIAS E MIGRAÇÕES

OUTROS CORPOS, OUTRAS VOZES NO ESPAÇO ESCOLAR!

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.196-222

Keywords:

Decolonialidade, Infâncias latino-americanas, Migrações, Professoras

Abstract

The presence of children in migratory flows to Brazil in recent decades is striking. Based on these flows, we turn our attention to the field of education and, specifically, the need to think about pedagogical strategies that contribute to welcoming them into the school environment. In this sense, this text looks at conceptions of migrant children and childhoods, in order to reflect on teachers' experiences of welcoming them into the school environment. We make the move to think about childhoods from Latin America, in opposition to hegemonic pedagogical thinking about children and childhoods, in dialog with the decolonial theoretical-methodological perspective (Walsh, 2016). We started with a discussion of the literature, with an emphasis on the concepts of childhood and interculturality, combined with an analysis of the narratives of elementary school teachers from the municipal public school system in São Miguel do Oeste - SC, regarding their teaching practices based on the presence of foreign students in their classrooms. The discussions indicate a context in which teachers are concerned about welcoming and showing hospitality to immigrant children, while at the same time there are gaps in continuing education that address the issue with an eye to and respect for diversity.

Author Biographies

Feiruque de Jesus dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGE/UFFS, 2024), na Linha de Pesquisa Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais. Graduando em Filosofia no Centro de Ensino Superior de Maringá (UniCesumar). Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc, 2023), com Especialização em Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi, 2024). Bacharel em Teologia pela Universidade La Salle (UniLasalle, 2017), com Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2022). Atualmente, sou Coordenador de Pastoral no Colégio Marista São Francisco, em Chapecó. Experiência na área da educação (em todos os seguimentos), atuando com os seguintes temas: Formação Continuada de Professores no contexto da Educação para as Relações Étnico-Raciais; Ensino de Filosofia, Sociologia, Projeto de Vida e Ensino Religioso; Pastoral Escolar. Tem interesse em temas com ênfase na Formação de Professores; Relações Étnico-Raciais no Sul do Brasil; Infâncias e Cotidiano Escolar. Parecerista ad hoc em periódicos nacionais na área da Educação. Membro do GRUPEVD - Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia (UFFS). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-IFSC-SMO). 

Renilda Vicenzi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas, especialização em Desenvolvimento e Integração da América Latina - Unicentro, aperfeiçoamento em História pela UPF e em Arqueologia: Processos Interdisciplinares pela URI. Mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo. Doutorado em História pela UNISINOS. É professora Associada da UFFS - Campus Chapecó, atuando no Curso de Licenciatura em História e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE). Membro do NEABI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas; Líder, desde 2021, do GRUPVD - Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, Império e Primeira República, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão; pós-abolição, educação das relações étnico-raciais; educação antirracista. 

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Published

2025-10-31

How to Cite

Santos, F. de J. dos, & Vicenzi, R. (2025). INFÂNCIAS E MIGRAÇÕES: OUTROS CORPOS, OUTRAS VOZES NO ESPAÇO ESCOLAR!. Literatura Em Debate, 20(36), 196–222. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.196-222