INFÂNCIAS E MIGRAÇÕES
OUTROS CORPOS, OUTRAS VOZES NO ESPAÇO ESCOLAR!
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.196-222Keywords:
Decolonialidade, Infâncias latino-americanas, Migrações, ProfessorasAbstract
The presence of children in migratory flows to Brazil in recent decades is striking. Based on these flows, we turn our attention to the field of education and, specifically, the need to think about pedagogical strategies that contribute to welcoming them into the school environment. In this sense, this text looks at conceptions of migrant children and childhoods, in order to reflect on teachers' experiences of welcoming them into the school environment. We make the move to think about childhoods from Latin America, in opposition to hegemonic pedagogical thinking about children and childhoods, in dialog with the decolonial theoretical-methodological perspective (Walsh, 2016). We started with a discussion of the literature, with an emphasis on the concepts of childhood and interculturality, combined with an analysis of the narratives of elementary school teachers from the municipal public school system in São Miguel do Oeste - SC, regarding their teaching practices based on the presence of foreign students in their classrooms. The discussions indicate a context in which teachers are concerned about welcoming and showing hospitality to immigrant children, while at the same time there are gaps in continuing education that address the issue with an eye to and respect for diversity.
References
ABRAMOWICZ, A.; RODRIGUES, T. C. Descolonizando as pesquisas com crianças e três obstáculos. Educação & Sociedade, v. 35, n. 127, p. 461–474, abr. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302014000200007. Acesso em: 08 set. 2023.
AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Lisboa: Editorial Presença, 1993.
AGIER, M. Refugiados diante da nova ordem mundial. Tempo Social, v. 18, n. 2, p. 197–215, nov. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-20702006000200010. Acesso em: 17 dez. 2023.
AGUIAR, Gabriela Azevedo de. Meu portuñol fala: sentidos produzidos por crianças e adolescentes migrantes latino-americanos nas escolas brasileiras. 2023. 433f. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social) – Instituto de Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
AKKARI, Abdeljalil; SANTIAGO, Mylene Cristina. Diferenças na educação: do preconceito ao reconhecimento. Revista Teias, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 28–41, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24548. Acesso em: 18 fev. de 2024.
AKKARI, Abdeljalil. Introdução às perspectivas interculturais em educação. Salvador: EDUFBA, 2010.
BANDEIRA, Larisa da Veiga Vieira. Para oferecer a hospitalidade: aula e refugiados no Brasil. 2018. 153f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2018.
BAPTISTA, Isabel. Lugares de Hospitalidade. In: DIAS, Célia Maria de Morais (Org.). Hospitalidade, Reflexões e Perspectivas. São Paulo: Manole, 2002. p. 157–164.
BAPTISTA, Isabel. Para uma geografia de proximidade humana. Revista Hospitalidade, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 11–22, 2005. Disponível em: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/219. Acesso em: 5 mar. 2024.
BORBA, A. M.; LOPES, J. J. M.; VASCONCELOS, T. DE. Infância. Sede de Ler, v. 3, n. 1, p. 3–4, 21 out. 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/28875. Acesso em: 19 dez. 2023.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 161, p. 802–820, jul. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053143455. Acesso em: 21 dez. 2023.
CASTRO, Lucia Rabello de. Os universalismos no estudo da infância: a criança em desenvolvimento e a criança global. In: CASTRO, Lucia Rabello de (Org.). Infâncias do sul global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. Salvador: EDUFBA, 2021. p. 41–60.
DEMARTINI, Zelia de Brito Fabri. Crianças imigrantes: “necessárias”, “invisíveis”, mas perigosas. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. 43, p. 370–398, jan/jul., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e73964. Acesso em: 18 dez. 2024.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
GRAJZER, Deborah E.; VERONESE, Josiane R. P.; SCHLINDWEIN, Luciane M. A proteção de crianças migrantes e refugiadas: desafios contemporâneos. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. 43, p. 653–672, jan./jun., 2021. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e73438. Acesso em: 26 set 2023.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
hooks, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021a.
hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante: 2020.
hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2021b.
JIMENEZ, Felipe; FARDELLA, Carla. Diversidad y rol de la escuela: discursos del profesorado en contextos educativos multiculturales en clave migratoria. RMIE, Ciudad de México, v. 20, n. 65, p. 419–441, jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662015000200005. Acesso em: 25 fev. 2024.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LEME GARCEZ, M. C.; ALBERTON POZZER, S. (De)colonialidade da ideia de infância na educação latino-americana e caribenha. Aula, [S. l.], v. 28, p. 85–95, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.14201/aula2022288595. Acesso em: 31 ago. 2023.
MARTINS-BORGES, Lucienne. Migração involuntária como fator de risco à saúde mental. REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, [S. l.], v. 21, n. 40, 2013. Disponível em: https://remhu.csem.org.br/index.php/remhu/article/view/368. Acesso em: 17 fev. 2024.
MOURA, Gheysa Daniele Pereira; PUGA, Lúcia. Infância migrante. In: RIOS, Otávio et. al (Orgs.). Epistemologias, Culturas e Vozes Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2020.
MOURA, A. F.; LIMA, M. A. A reinvenção da roda: Roda de conversa, um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, v. 23, n. 1, p. 98–106, 2014.
NOGUERA, R. O poder da infância: espiritualidade e política em afroperspectiva. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 127–142, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8806. Acesso em: 7 set. 2023.
OLIVEIRA, D. A. O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–15, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13655. Acesso em: 14 fev. 2024.
OLIVEIRA, Tadeu; TONHATI, Tânia. Mulheres, crianças e jovens na migração internacional no Brasil. In: CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T.; SILVA, B. G. Relatório Anual OBMigra 2022. Série Migrações. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/ Conselho Nacional de Imigração e Coordenação Geral de Imigração Laboral. Brasília: OBMigra, 2022.
PARAGUASSU, Fernanda. Narrativas de infâncias refugiadas: a criança como protagonista da própria história. 2020. 162f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Rio de Janeiro, 2020.
PAVEZ-SOTO, Iskra. La niñez en las migraciones globales: perspectivas teóricas para analizar su participación. Tla-melaua, Puebla, v. 10, n. 41, p. 96–113, 2017. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-69162017000100096. Acesso em: 17 dez. 2023.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.
ROCHA, Stéfani Rafaela Pintos da; PIRES, Yasmin Ramos; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Migração e Infância: o que dizem as produções científicas da área da educação? In: CAVALCANTE, Cláudia Valente; LUDOVICO, Daniela Colella Zuniga; NOLETO, Adma Palmira Jaime; RIBEIRO, Antonia de Paula (Orgs.). Educação, migração e diversidade na contemporaneidade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
RODRÍGUEZ CASTRILLÓN, C. M.; ROBAYO NOREÑA, S. M.; COLORADO RENDÓN, S. E.; OSPINA DIAZ, K. B. School, racialization and intercultural education. Educazione interculturale, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 61–72, 2024. Disponível em: https://educazione-interculturale.unibo.it/article/view/18085. Acesso em: 6 jun. 2024.
SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno (Org.) Saberes e incertezas sobre currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 16–35.
SALAZAR HENAO, Myriam; BOTERO GÓMEZ, Patricia. Política, niñez y contextos de vulnerabilidad: trazos y narrativas en un contexto local de Colombia. In: LLOBERT, Valeria (compiladora). Pensar la infancia desde América Latina: un estado de la cuestión. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2013. p. 133–134.
SAMPAIO, Helena ALMEIDA E SILVA. Infância e biopoder: o governo das crianças no neoliberalismo. Synesis, v. 13, n. 1, p. 77–96, abr. 2021a. Disponível em: http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2066. Acesso em: 25 maio 2024.
SANTIAGO, Flávio; CASTRO, Gabriela Rodrigues de; LOPES, Jader Janer Moreira. “Eu tive que viajar para vários países para chegar ao Brasil”: enunciações sobre movimentos infantis e espacializações do viver. Cadernos para o Professor, [S. l.], v. 2, n. 46, p. 1–23, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.62556/t1k18332. Acesso em: 6 jun. 2024.
SILVA, Rodrigo Manoel Dias da; POLTOZI, Nicole Magalhães; TORRES, Ana Carolina. Boas-vindas! Referências para o acolhimento de pessoas migrantes na Educação Básica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.
SILVA, Rodrigo. M. D. da.; TORRES, Ana. Carolina. Imigrantes e refugiados como desafio pedagógico: práticas docentes em uma escola municipal de São Leopoldo – RS. Vivências, [S. l.], v. 20, n. 40, p. 39–54, 2024. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1265. Acesso em: 16 fev. 2024.
TONETTO, Maria Luiza Posser. Entre zonas de silêncio e (re)existências: a trajetória de crianças venezuelanas nas escolas de educação infantil de Santa Maria/RS. 2022. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santa Maria, 2022.
UNDA LARA, René. Sociología de la infancia y política social: ¿Compatibilidades posibles?. Universitas, Revista de Ciencias Sociales y Humanas, n. 5, p. 44–68, 2004. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=476150824003. Acesso em 30 de ago. de 2023.
VICENZI, Renilda.; PICOLI, Bruno. A. Escola, ressignificação, descolonização: narrativas de estudantes Kaingang na fronteira Sul do Brasil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–23, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19356. Acesso em: 18 fev. 2024.
WALSH, Catherine. (De)construir la interculturalidad. Consideraciones críticas desde la política, la colonialidad y los movimientos indígenas y negros en el Ecuador. In: FULLER, Norma. Interculturalidad y política: desafíos y posibilidades. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Perú, 2002.
WALSH, Catherine. Introducción - (Re) pensamiento crítico y (de) colonialidad. In: WALSH, Catherine (Org.). Pensamiento crítico y matriz (de) colonial: reflexiones latinoamericanas. Quito: Ediciones Abya-yala, 2005a. p. 13–35.
WALSH, Catherine. La interculturalidad en educación. Lima: Minedu-Unicef, 2005b.
WALSH, Catherine. Lo pedagógico e lo decolonial: entretejiendo caminhos. In: WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: praticas insurgentes e de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Ecuador: Abya Ayala, 2016. p. 23–68.
WALSH, Catherine. Gritos, grietas y siembras de vida: Entretejeres de lo pedagógico y lo decolonial. In: Walsh C. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes y de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. Quito: Abya Ayala, 2017. p. 17–48.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.