AS EXPERIÊNCIAS DAS MULHERES NA CARREIRA ACADÊMICA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: UMA HISTÓRIA DE OPORTUNIDADES DESIGUAIS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.214-240Palabras clave:
mulheres, carreira académica, Ciências Biológicas, instituições de Ensino Superior em Moçambique.Resumen
Este artigo examina as trajectorias na carreira académica de mulheres em Ciências Biológicas em três instituições académicas em Moçambique. Para tal foram realizadas entrevistadas semi-estuturadas, individualmente, com 27 mulheres com idades entre 29 e 60 anos. As entrevistas cobriam questões relativas a escolha do curso, ingresso para a carreira docente, permanência e progressão na carreira. Os resultados mostram a coexistência nessas instituições de duas gerações distintas de mulheres docentes: uma sénior e maioritariamente doutorada e outra junior com o grau de mestrado. Para ambos grupos tanto a carreira docente quanto a formação em ciências biológicas não constituam suas prioridades individuais. O ingresso das mulheres séniores para a carreira docente foi por imposição política enquanto que para as juniores surgiu em alternativa ao curso de medicina. A paixão pelo que fazem, as oportunidades de formação, a existência de uma rede de apoio familiar e de colegas, o trabalho flexivel, possibilidade de realizar consultorias e o sentimento de segurança foram factores críticos de permanência na carreira. Os resultados revelam a existencia de diferenças de progressão na carreira entre as mulheres sendo a obtenção do grau de doutoramento um factor critico. Finalmente, conclui-se que as mulheres juniores dificilmente conseguem obter um doutorado por factores socioculturais ligadas ao casamento e a vida doméstica. As diferenças de percurso e progressao na carreira entre as mulheres juniores e seniores reflectem oportunidades desiguais geradas pelos momentos históricos, económico, social e politico pelos quais Moçambique vem passando desde a independencia.Descargas
Publicado
2024-08-19
Cómo citar
Nota, J. M. (2024). AS EXPERIÊNCIAS DAS MULHERES NA CARREIRA ACADÊMICA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: UMA HISTÓRIA DE OPORTUNIDADES DESIGUAIS. Revista Literatura Em Debate, 19(33), 214–240. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.214-240
Número
Sección
SEÇÃO LIVRE
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.