LEITURA-EXPERIÊNCIA E NARRATIVAS SOB A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.153-168

Palabras clave:

leitura, experiência, subjetivação, narrativa.

Resumen

O presente artigo descreve alguns dos conceitos de leitura, experiência e narrativa explorados em uma dissertação de mestrado. O estudo evidencia o modo como as leituras-experiências integram as narrativas dos professores da Educação do Campo. A pesquisa fundamenta-se em Foucault (2017), Larrosa (2002/2004) e Lispector (2013/2014), possibilitando reflexões, explicitando, assim, a necessidade de tecituras de memórias que atravessam as experiências da docência do Campo. Metodologicamente, o estudo se utilizou de uma bricolagem, por caracterizar-se como pesquisa com abordagem pós estruturalista, que transita no espaço aberto das diferenças. Os resultados apontam para os seguintes tópicos: descrição de alguns conceitos de leitura, experiência e narrativa sob a perspectiva da Educação do Campo; questões sobre subjetivação, as quais perpassam as “leituras-experiências” e as narrativas que compõem as memórias dos professores do Campo e; a experiência leitora enquanto narrativa potente e transformadora.

Biografía del autor/a

Carlos Marcelo Cavalheiro Félix, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / UERGS - Litoral Norte. Especialista em Supervisão e Orientação Educacional, pela Faculdade São Luis. Especialista em Gestão Educacional, pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Especialista em Psicopedagogia Institucional, pela Faculdade Dom Bosco/IEB. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade IBRA de Brasília/FABRAS. Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas/UCPel. Bacharel em Teologia e em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas/UCPel. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Diversidade Étnico-Racial, Direitos Humanos - GEDERDH/CNPq. É membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - ReBEDH -.

Sandra Monteiro Lemos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Reitora Pro Tempore da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. 

Publicado

2024-08-19

Cómo citar

Félix, C. M. C., & Lemos, S. M. (2024). LEITURA-EXPERIÊNCIA E NARRATIVAS SOB A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Literatura Em Debate, 19(33), 153–168. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.153-168