LEITURA-EXPERIÊNCIA E NARRATIVAS SOB A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.153-168Palavras-chave:
leitura, experiência, subjetivação, narrativa.Resumo
O presente artigo descreve alguns dos conceitos de leitura, experiência e narrativa explorados em uma dissertação de mestrado. O estudo evidencia o modo como as leituras-experiências integram as narrativas dos professores da Educação do Campo. A pesquisa fundamenta-se em Foucault (2017), Larrosa (2002/2004) e Lispector (2013/2014), possibilitando reflexões, explicitando, assim, a necessidade de tecituras de memórias que atravessam as experiências da docência do Campo. Metodologicamente, o estudo se utilizou de uma bricolagem, por caracterizar-se como pesquisa com abordagem pós estruturalista, que transita no espaço aberto das diferenças. Os resultados apontam para os seguintes tópicos: descrição de alguns conceitos de leitura, experiência e narrativa sob a perspectiva da Educação do Campo; questões sobre subjetivação, as quais perpassam as “leituras-experiências” e as narrativas que compõem as memórias dos professores do Campo e; a experiência leitora enquanto narrativa potente e transformadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.