LITERATURA LGBTQIAPN+ NO ENSINO MÉDIO

É PRECISO TIRÁ-LA DO ARMÁRIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.23-39

Palabras clave:

Literatura, Diversidade, Escola, Adolescentes, NEPGS.

Resumen

O texto tem por objetivo compartilhar os resultados de uma oficina realizada a partir do conto “Vó, a senhora é lésbica?”, de Natália Borges Polesso, com jovens estudantes de duas instituições públicas de ensino médio. Como metodologia, apresentamos a metáfora do armário que vamos abrindo, ao longo do texto e discutindo acerca dos preconceitos. Tendo por base a BNCC e a política institucional de ações afirmativas do IFRS, dialogamos com teorias da área da leitura e dos conceitos acerca do ensino da literatura na escola. Na sequência, descrevemos a oficina, seus passos e resultados junto aos estudantes. Destacamos que a educação literária unida a outras áreas se abre, na escola, como uma porta para o debate que acolhe as diversidades e abre o móvel para frear o preconceito.

Biografía del autor/a

Izandra Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

Professora Doutora em Letras do Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês e do Ensino Médio Técnico do IFRS, campus Feliz

Vanessa Petró, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

Professora de Sociologia no IFRS - Campus Feliz

Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Alves, I., & Petró, V. (2024). LITERATURA LGBTQIAPN+ NO ENSINO MÉDIO: É PRECISO TIRÁ-LA DO ARMÁRIO. Revista Literatura Em Debate, 19(34), 23–39. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.23-39