LITERATURA LGBTQIAPN+ NO ENSINO MÉDIO
É PRECISO TIRÁ-LA DO ARMÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.23-39Palabras clave:
Literatura, Diversidade, Escola, Adolescentes, NEPGS.Resumen
O texto tem por objetivo compartilhar os resultados de uma oficina realizada a partir do conto “Vó, a senhora é lésbica?”, de Natália Borges Polesso, com jovens estudantes de duas instituições públicas de ensino médio. Como metodologia, apresentamos a metáfora do armário que vamos abrindo, ao longo do texto e discutindo acerca dos preconceitos. Tendo por base a BNCC e a política institucional de ações afirmativas do IFRS, dialogamos com teorias da área da leitura e dos conceitos acerca do ensino da literatura na escola. Na sequência, descrevemos a oficina, seus passos e resultados junto aos estudantes. Destacamos que a educação literária unida a outras áreas se abre, na escola, como uma porta para o debate que acolhe as diversidades e abre o móvel para frear o preconceito.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.