Neurodivergent childhood

the ways of being, acting and thinking of autistic children

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.257-279

Keywords:

Neurodiversidade, Infância, Criança, Autismo

Abstract

Este estudo teve como objetivo analisar as representações e compreensões da professora e das crianças sobre os modos de ser, agir e pensar de uma criança autista em sala de aula e suas repercussões para a inclusão e desenvolvimento dessas crianças no contexto escolar. A metodologia foi baseada na escuta e análise de narrativas construídas a partir da observação colaborativa e das interações com professoras e crianças. Assim, fundamentamos nossas discussões em autores como Barbosa e Horn (2001), Corsaro (2002), Novaes e Freitas (2024), Sarmento (2005; 2006; 2011) entre outros. Os resultados indicam que as crianças reconhecem as diferenças nos modos de ser, agir e pensar entre si, destacando as características que tornam as crianças autistas únicas. No entanto, também mostram que essas crianças são sujeitos únicos, com produções e experiências próprias. As contribuições da professora destacam que a infância autista, por suas singularidades, desafia a visão adultocêntrica que ainda predomina na sociedade, ao revelar o potencial das infâncias e suas experiências. Assim, podemos entender que as culturas infantis não devem ser reduzidas a termos comportamentais, mas sim reconhecidas por seus significados autônomos, que, quando organizados em interações e negociações dentro de grupos, criam uma “gramática” única que molda sua experiência e aprendizagem.

Author Biographies

Jorge dos Santos Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA/CCIm

Master's student in the Postgraduate Program in Education and Educational Practices - PPGEPE (UFMA / CCIm). Graduated in Pedagogy from Faculdade Integrada de Araguatins (2019). Studying a Degree in Letters / English at the State University of Maranhão (UEMA). He has a specialization "Lato Sensu" in psychopedagogy and school supervision from ÚNICA (2020), Clinical Neuropsychopedagogy from FACOL (2021) and Psychomotricity from FABEMP (2022), he is also a specialist in Applied Behavior Analysis - ABA from Facuvale (2023). He is currently a tenured professor at the Municipality of Buriticupu and has developed his career in the area of ​​​​Teaching, especially in Early Childhood Education. He works in his own Pedagogical Clinical space with assessment of learning and child development and early stimulation of children with ASD. Her main research interests are teacher training, early childhood education, childhoods, learning assessment, inclusive education, autism and play pedagogy.

Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA/CCIm)

Professora Adjunto do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão/ CCSST. Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED no mesmo campus. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará com área de concentração em Linguagem, Desenvolvimento e Educação da Criança (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2007) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2001). Especialização em Gestão Escolar e Metodologias de Ensino, Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e Especialista em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Coordenadora de área do Programa de Iniciação a Docência-PIBID/UFMA com o subprojeto Alfabetizar letrando : um diálogo com o uso de práticas pedagógicas lúdicas na formação docente ( 2020 - 2022) Consultora Ad hoc FAPEMA. Membro do Núcleo de Estudos em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia (NEEPED), coordenadora da linha de pesquisa Formação de Professores: política e identidade na educação básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica e Docência no Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Infância, Ludicidade, Formação Docente, Autismo e Intervenção ABA.

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Published

2025-10-31

How to Cite

Silva, J. dos S., & Monteiro, K. B. F. de S. (2025). Neurodivergent childhood: the ways of being, acting and thinking of autistic children. Literatura Em Debate, 20(36), 257–279. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.257-279