CLUBE DE LEITURA
RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.132-147Keywords:
Círculo de leitura, Práticas pedagógicas, Formação do leitor, Literatura.Abstract
Neste artigo, apresenta-se a análise de uma autoavaliação sobre a participação de estudantes em um clube de leitura, criado para estimular o desenvolvimento do letramento literário. O embasamento teórico inclui informações acerca das temáticas do estudo, enquanto a metodologia adotada baseia-se na dinâmica dos círculos de leitura, conforme a proposta de Cosson (2021a). Participaram do projeto estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria, RS, que leram e discutiram a obra Matilda e o Clube de Leitura (Trevisan, 2022). As categorias de análise abrangem as concepções iniciais dos estudantes sobre a leitura literária, sua experiência no clube de leitura e os efeitos dessa vivência no gosto pela leitura. Os resultados indicam que práticas de mediação literária, como os círculos de leitura, são estratégias pedagógicas eficazes para envolver os estudantes com a literatura. Conclui-se que a implementação de clubes de leitura nas escolas, além de promover a leitura literária, incentiva o hábito de leitura e contribui para a formação de leitores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.