CLUBE DE LEITURA
RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.132-147Palavras-chave:
Círculo de leitura, Práticas pedagógicas, Formação do leitor, Literatura.Resumo
Neste artigo, apresenta-se a análise de uma autoavaliação sobre a participação de estudantes em um clube de leitura, criado para estimular o desenvolvimento do letramento literário. O embasamento teórico inclui informações acerca das temáticas do estudo, enquanto a metodologia adotada baseia-se na dinâmica dos círculos de leitura, conforme a proposta de Cosson (2021a). Participaram do projeto estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria, RS, que leram e discutiram a obra Matilda e o Clube de Leitura (Trevisan, 2022). As categorias de análise abrangem as concepções iniciais dos estudantes sobre a leitura literária, sua experiência no clube de leitura e os efeitos dessa vivência no gosto pela leitura. Os resultados indicam que práticas de mediação literária, como os círculos de leitura, são estratégias pedagógicas eficazes para envolver os estudantes com a literatura. Conclui-se que a implementação de clubes de leitura nas escolas, além de promover a leitura literária, incentiva o hábito de leitura e contribui para a formação de leitores.
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