A CONSTRUÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM SALA DE AULA
UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE LEITURA COM O PÁTIO DAS SOMBRAS E EPITÁFIO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.54-69Abstract
Este artigo objetiva apresentar uma proposta de prática de leitura utilizando a metodologia da sequência básica proposta por Rildo Cosson (2009) na obra Letramento literário: teoria e prática que pode ser aplicada em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Os textos escolhidos foram O Pátio das sombras (2014), de Mia Couto e a música Epitáfio (2002), do grupo Titãs. Optamos por esses textos, porque apresentam visões distintas sobre um mesmo assunto: a morte. Na nossa compreensão, em muitos casos, esse tema ainda é um tabu, mas a literatura pode viabilizar a discussão de algo presente na vida de todas as pessoas. Para isso, utilizamos como referencial teórico, os pressupostos de Alberto Manguel (1997), Antonio Candido (1988), Eliana Yunes (2016), Marisa Lajolo (2002), Regina Zilberman (1988), Tzevetan Todorov (1967), Annie Rouxel (2004) e Rildo Cosson (2009, 2020). A proposta de letramento literário apresentada neste trabalho pode contribuir para fomentar discussões sobre a leitura e estabelecer novas abordagens com ações dinâmicas de trabalho com a literatura na sala de aula.
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