A CONSTRUÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM SALA DE AULA

UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE LEITURA COM O PÁTIO DAS SOMBRAS E EPITÁFIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.54-69

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma proposta de prática de leitura utilizando a metodologia da sequência básica proposta por Rildo Cosson (2009) na obra Letramento literário: teoria e prática que pode ser aplicada em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Os textos escolhidos foram O Pátio das sombras (2014), de Mia Couto e a música Epitáfio (2002), do grupo Titãs. Optamos por esses textos, porque apresentam visões distintas sobre um mesmo assunto: a morte. Na nossa compreensão, em muitos casos, esse tema ainda é um tabu, mas a literatura pode viabilizar a discussão de algo presente na vida de todas as pessoas. Para isso, utilizamos como referencial teórico, os pressupostos de Alberto Manguel (1997), Antonio Candido (1988), Eliana Yunes (2016), Marisa Lajolo (2002), Regina Zilberman (1988), Tzevetan Todorov (1967), Annie Rouxel (2004) e Rildo Cosson (2009, 2020). A proposta de letramento literário apresentada neste trabalho pode contribuir para fomentar discussões sobre a leitura e estabelecer novas abordagens com ações dinâmicas de trabalho com a literatura na sala de aula.

Biografia do Autor

José Carlos dos Santos, Universidade Católica de Santos.

Graduado em Letras pela Universidade Católica de Santos. Docente em escolas públicas municipais nas cidades de Santos e Cubatão/SP. Especialista em Literaturas de Língua Portuguesa. Identidades, Territórios e Deslocamentos: Brasil, Moçambique e Portugal, diferentes olhares pela UAB/UNIFESP. 

Deisi Luzia Zanatta, Católica de Santa Catarina

Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora Tutora On-line do Núcleo de Educação à Distância da Católica de Santa Catarina – Centro Universitário, de Jaraguá do Sul – SC. Atuou como professora formadora (orientadora de TCC) no curso de Especialização em Literaturas de Língua Portuguesa. Identidades, Territórios e Deslocamentos: Brasil, Moçambique e Portugal, diferentes olhares associado à UAB/UNIFESP - oferta 2019, de agosto a outubro de 2021, sem vínculo empregatício, atuando como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Tutora on-line o curso de Especialização em Literaturas de Língua Portuguesa. Identidades, Territórios e Deslocamentos: Brasil, Moçambique e Portugal, diferentes olhares associado à UAB/UNIFESP - oferta 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

dos Santos, J. C., & Zanatta, D. L. (2024). A CONSTRUÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE LEITURA COM O PÁTIO DAS SOMBRAS E EPITÁFIO. Revista Literatura Em Debate, 19(34), 54–69. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.54-69