POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES(AS): EVIDÊNCIAS DE CONTRIBUIÇÕES DA COLEÇÃO PROSA E POESIA – PAIC INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.132-152Keywords:
Coleção Prosa e Poesia PAIC Integral, letramento literário, literatura infantil.Abstract
O estudo objetivou discutir o letramento literário e mapear o acervo da coleção literária Prosa e Poesia do Programa de Aprendizagem na Idade Certa – PAIC Integral, refletindo sobre suas contribuições para o fortalecimento da cultura literária na infância. Como referencial teórico, ancorou-se em Freire (1989), Soares (2003) e Cosson (2018) para dialogar sobre leitura e letramento literário. A pesquisa caracterizou-se como de natureza qualitativa do tipo descritiva, de caráter bibliográfico. O estudo revelou que o Programa PAIC Integral tem se constituído um importante dispositivo de implementação da cultura de letramento literário através das inúmeras ações do eixo de Literatura e Formação do Leitor, entre elas, a Coleção Prosa e Poesia que ao longo da última década publicou 267 obras destinadas às crianças entre 4 e 14 anos das escolas públicas e distribuiu exemplares em todo território cearense.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.