POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES(AS): EVIDÊNCIAS DE CONTRIBUIÇÕES DA COLEÇÃO PROSA E POESIA – PAIC INTEGRAL

Autores

  • Ana Maura Tavares dos Anjos Estágio pós-doutoral -UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ/UFC
  • Pollyanne Bicalho Ribeiro Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.132-152

Palavras-chave:

Coleção Prosa e Poesia PAIC Integral, letramento literário, literatura infantil.

Resumo

O estudo objetivou discutir o letramento literário e mapear o acervo da coleção literária Prosa e Poesia do Programa de Aprendizagem na Idade Certa – PAIC Integral, refletindo sobre suas contribuições para o fortalecimento da cultura literária na infância. Como referencial teórico, ancorou-se em Freire (1989), Soares (2003) e Cosson (2018) para dialogar sobre leitura e letramento literário. A pesquisa caracterizou-se como de natureza qualitativa do tipo descritiva, de caráter bibliográfico. O estudo revelou que o Programa PAIC Integral tem se constituído um importante dispositivo de implementação da cultura de letramento literário através das inúmeras ações do eixo de Literatura e Formação do Leitor, entre elas, a Coleção Prosa e Poesia que ao longo da última década publicou 267 obras destinadas às crianças entre 4 e 14 anos das escolas públicas e distribuiu exemplares em todo território cearense.

Biografia do Autor

Ana Maura Tavares dos Anjos, Estágio pós-doutoral -UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ/UFC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e em Psicologia pela Faculdade Católica Rainha do Sertão; Especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Gestão Escolar e Neuropsicopedagogia. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente realiza estágio pós-dutoral na Universidade Federal do Ceará. É professora de Educação Básica da rede municipal de ensino de Itapiúna. Desenvolveu consultoria no processo de formação continuada de professores(as) da Educação Infantil junto à COEPS/SEDUC - CE e junto à Associação Bem Comum nos estados de Sergipe, Amapá e Piauí. Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento infantil, Formação de professores, alfabetização, educação infantil e literatura infantil. É autora de obras literárias da Coleção Prosa e Poesia do Programa Alfabetização na Idade Certa do Governo do Estado do Ceará e da coleção Semeando valores e desenvolvendo habilidades socioemocionais e Despertando para a Leitura - Edições IPDH.

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Formação: Graduação em Direito e Letras, especialização em Metodologia do Ensino Superior, mestrado em Educação, doutorado em Linguística e pós-doutorado em Linguística Aplicada

Latteshttp://lattes.cnpq.br/8949168170307834

Área de atuação: Linguística Aplicada

Pesquisas:

  • Representações Identitárias do Professor de Língua Portuguesa
  • Gamificação e ensino de Língua(s): um caminho metodológico produtivo
  • A prática formativa e a produção oral e escrita

Grupo de Pesquisa: Gerlit ( GRUPO DE PESQUISA EM REPRESENTAÇÕES, LINGUAGEM E TRABALHO)

Atuação: Professora Associada

Downloads

Publicado

2024-08-19

Como Citar

Anjos, A. M. T. dos, & Ribeiro, P. B. (2024). POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES(AS): EVIDÊNCIAS DE CONTRIBUIÇÕES DA COLEÇÃO PROSA E POESIA – PAIC INTEGRAL. Revista Literatura Em Debate, 19(33), 132–152. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.132-152