O ROMANTISMO BRASILEIRO: UTILIZAÇÃO DO GOOGLE SALA DE AULA NO ENSINO DE LITERATURA

Authors

  • Adriana Pin Instituto Federal do Espírito Santo – Campus São Mateus
  • Andressa Fleischmann Silva Centro Universitário Vale do Cricaré

Keywords:

Literatura. Tecnologia. Ensino. Educação.

Abstract

Analisa e verifica como os recursos do Google Sala de Aula podem ser utilizados como instrumentos eficazes no Ensino de Literatura no Nível Médio. O aporte teórico fundamenta-se em autores, como: Candido (2004), Kenski (2007), Moran (2015), Thiollent (2011) e Zilbermann (1990). Caracteriza-se como um estudo misto com aplicação da pesquisa-ação. Foram realizadas observações de aulas da 2ª. série do Ensino Médio de Tempo Integral de uma escola estadual em Colatina-ES, com a aplicação de sequência didática, contendo aulas expositivas e dialogadas e atividades aplicadas por meio do Google Sala de Aula na disciplina de Literatura. Este estudo possibilitou o desenvolvimento do conteúdo “Romantismo Brasileiro”, com uso de ferramentas variadas, despertando o interesse dos estudantes. Oportunizou-se aos alunos o acesso ao aprendizado com qualidade, levando-os a alcançar uma aprendizagem significativa, utilizando diferentes recursos e metodologias, tendo como culminância a criação de um site, para difusão das atividades desenvolvidas.

Author Biographies

Adriana Pin, Instituto Federal do Espírito Santo – Campus São Mateus

Professora de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFES. Doutora em Letras. Professora colaboradora do Centro Universitário Vale do Cricaré e do Programa de Pós-graduação em Letras - UFES.

Andressa Fleischmann Silva, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação

Published

2023-09-19

How to Cite

Pin, A., & Silva, A. F. (2023). O ROMANTISMO BRASILEIRO: UTILIZAÇÃO DO GOOGLE SALA DE AULA NO ENSINO DE LITERATURA. Literatura Em Debate, 17(30), 71–86. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/4523