IDENTIDADE CONTEMPORÂNEA EM MIDIATIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.77-98

Palavras-chave:

Mídias Digitais, Sujeito, Midiatização

Resumo

Em uma conjuntura capitalista permeada por ferramentas digitais que se articulam aos indivíduos norteando novas práticas e comportamentos sociais, este artigo propõe uma reflexão sobre como o sujeito contemporâneo se compromete com a exigência de perfeição e em que o uso frenético das mídias digitais é imperativo, especialmente em um cenário pandêmico. Assim, consideramos que tal articulação geralmente se desdobra em práticas constantes de autocontrole e de autovigília, que propiciam síndromes e distúrbios cada vez mais cruéis e amiudados.

Biografia do Autor

Rosane de Paula Moreira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana da FaE/UEMG e especialização em andamento em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental pela Fundação João Pinheiro. Possui especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2011) e Formação Complementar em Docência para a Educação Infantil pela mesma Universidade. Atualmente é Assessora Estratégica da Diretoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia-NECT/FaE/UEMG.

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Publicado

2022-07-18

Como Citar

Moreira, R. de P. (2022). IDENTIDADE CONTEMPORÂNEA EM MIDIATIZAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 22(3), 77–98. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.77-98