CONCEPÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Moacir Juliani Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i02%20[31].2541

Palavras-chave:

Palavras-chave, Estágio Supervisionado, Espaço-tempo, Formação Docente.

Resumo

Resumo: A formação inicial é que insere o sujeito docente nos saberes da profissão do magistério. Quais as percepções dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física acerca do Estágio Supervisionado Obrigatório na formação docente? Buscou-se nas considerações finais dos relatórios de estágio realizados no âmbito do Ensino Fundamental no ano de 2015, por acadêmicos do 5º semestre do Curso de Licenciatura em Educação Física de Faculdade da Rede Privada Confessional do Estado de Mato Grosso. Objetivou-se: conhecer o ideal formativo preconizado ao Estágio Supervisionado Obrigatório no Projeto Pedagógico de Curso da Faculdade estudada, desvelar a percepção dos acadêmicos a respeito do Estágio Supervisionado para a constituição do sujeito do Professor no que se refere à construção de conhecimentos e saberes profissionais e estabelecer nexo entre as manifestações dos acadêmicos e as concepções teóricas. Constatou-se que o grupo superou a concepção do estágio como domínio técnico instrumental da docência, concentrando-se no entrelaçamento teórico-prático e construção de sentido dos conteúdos desenvolvidos, no esforço de legitimação da Educação Física Escolar como área de conhecimentos, concebendo a práxis como ideal no exercício da docência. Revelam no planejamento o desejo de promoverem transformações na educação através de sua aprendizagem e dos estudantes.

 

Biografia do Autor

Moacir Juliani, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Licenciatura Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1991), graduação em Lic Em Estudos Sociais 1º Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1987) e mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). Atuou como professor de Educação Física, dança, teatro, alfabetização na Escola Especial Helen Keller Mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Três de Maio - RS de 1991 a 2005. Professor de História e Geografia no Ensino Fundamental e EJA como servidor do Estado do RS de 1990 a 2010. Professor de Educação Física e Orientação e Campismo na Sociedade Educacional Três de Maio de 2005 a 2010.  Coordenador do Curso de Educação Física - Licenciatura da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde no Mato Grosso - MT de aneiro de 2011 a janeiro de 2016. Atulmente é doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE - da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Cuiabá - MT. Bolsista da CAPES 

Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil (1986), Especialização em Fundamentação Filosófica da Educação Física (1986); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil (1993); Especialização em Ciências do Jogo pela Université de Paris-Nord, Villetaneuse/Paris, França (1999); Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil (2001). Pós-doutoramento em sócio-antropologia da educacão pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar infantil, pesquisa em educação, formação de professores, estudos da corporeidade, com destaque na etologia humana, movimento, violência e em especial aos aspectos da ludicidade como as brincadeiras infantis, a ludicidade escolar, a alegria, o lazer e o ócio.

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Publicado

2018-01-30

Como Citar

Juliani, M., & Gomes, C. F. (2018). CONCEPÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista De Ciências Humanas, 18(02), 179–202. https://doi.org/10.31512/rch.v18i02 [31].2541