RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DO ENSINO DA ESTATÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1708Palavras-chave:
Educação EstatísticaResumo
Os saberes docentes mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística constituíram o objeto dessa pesquisa. Entendeu-se que os estudos acerca da formação docente ou da constituição da docência tendem a secundarizar o papel das práticas dos professores, negligenciando os saberes produzidos. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. A análise privilegiou a Análise Textual Discursiva e caracteriza–se como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a oito professores de Matemática do Ensino Médio das redes pública e privada da cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes nas práticas docentes sendo a resolução de problemas, um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística no Ensino Médio.
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