EDUCAR PELO CUIDAR: POR UMA GESTÃO COMPROMETIDA COM O CUIDADO

Ilíria François Wahlbrinck, Attico Inácio Chassot, Claudionei Vicente Cassol

Resumo


Há como falar em educação e gestão educacional sem que haja ou se empenhe por sua fundamentação se o objetivo é a formação humana e a libertação do jugo que o fenômeno do descuido alimenta? Compreender a educação como formação humana é engajar-se por sua efetivação na radicalidade: implica em educar pelo cuidar e para o Cuidado. Isso é contribuir na formação de seres humanos que se compreendam e assumam como tal em seu exercício de cidadania. Para tal, a educação deve contemplar as áreas social, política e cultural do indivíduo, gestores que sejam cuidadores, professores que sejam educadores e alunos que sejam pensantes. Por isso, a educação pelo cuidar conduz ao Cuidado e, por ela, faz-se o/a cuidador/a. Uma gestão marcada pelo Cuidado implica no esclarecimento de conceitos, no assumir a radicalidade e na condução do processo com vistas à transformação. Gestar pelo cuidar é formar educadores que também o assumam em sua prática tornando-se eles também cuidadores. Assim, promovendo a transformação do fenômeno de descuido em Cuidado, do alienado ou subjugado em sujeito crítico, consciente, partícipe, cidadão, a educação pelo cuidar conduz ao Cuidado.


Palavras-chave


Educação. Gestão. Cuidado.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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