REGIMENTO ESCOLAR: DIÁLOGOS FOULCAULTIANOS, MAFFESOLIANOS COM FAZENDA E POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES DE LEITURA.
Resumo
Resumo: O presente artigo faz parte da construção da tese de doutorado intitulada “Os espaços micro da instituição escolar no cotidiano: entre o texto e o contexto das violências- possibilidades interdisciplinares de intervenção”, e é resultado das construções, desconstruções e reconstruções do PODIS(Grupo de Pesquisa Poder e Disciplinamento da cidade de Sorocaba-SP), que estuda a interdisciplinaridade e as violências concreta, simbólica e intermediária nos seus referidos contextos. Este artigo objetiva verificar e analisar criticamente peculiaridades do documento Regimento Escolar, nos contextos das instituições escolares. A instituição escola, palco fértil de conflitos entre atores adultos, crianças, jovens, o tempo todo depara-se com situações peculiares de agressividade, depredação do patrimônio, entre outras colocando em risco o outro, nas quais o adulto é imperativamente chamado a intervir, levando-os às possíveis aplicações (e complicações)das punições previstas no Regimento, visto que, sendo um documento de caráter puramente intersubjetivo, deveria ser do conhecimento de todos os atores protagonistas escolares interessados, com papéis definidos na sociedade de controle disciplinar, e de fato ser ferramenta e possibilidade fértil de estudos enfáticos, alimentando e subsidiando as propostas de trabalho no âmbito escolar, palco das relações humanas cotidianas e vindo a ser um facilitador na promoção do jogo das diferenças sociais, sem ganhadores e ou perdedores. “O jogo da diferença, longe de empobrecer, enriquece. Afinal, uma composição desse tipo pode participar de uma melodia social de ritmo talvez um pouco mais brusco, mas não menos dinâmico.” (Maffesoli, 2010, p.39).
Palavras-chave: regimento escolar. violências. Disciplinaridade. interdisciplinaridade.
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Direitos autorais
Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.