O CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE SUA ESTRUTURA, ATORES E DINÂMICA RELACIONAL

Autores

  • Miguel Costa

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.163-182

Palavras-chave:

políticas públicas educacionais, campo científico, grupos de pesquisa, dinâmica relacional.

Resumo

Em diálogo com a historicidade inerente ao campo de produção do conhecimento em política educacional no Brasil, o artigo tem como objetivo analisar sua estrutura, atores e dinâmica relacional. De modo objetivo, analisa os grupos de pesquisa que dele emergem, os recursos humanos a ele vinculados e os círculos/ redes de produção de conhecimento nele configurados. O campo das políticas educacionais é compreendido enquanto um sistema de relações sociais que possui relativa autonomia, com normas e dinâmica relacional própria, simultaneamente relacionado e, ao mesmo tempo, influenciado por um espaço social que lhe envolve.  Já os círculos relacionais nele configurados são aqui compreendidos como redes configuradas entre atores/ pesquisadores que se dedicam à produção e difusão de conhecimento. A análise revelou um campo de produção de conhecimento significativamente amplo, complexo e em processo de expansão no país. Porém isso não significa que todos os grupos estejam no mesmo nível de consolidação, seja sob o ponto de vista da interação acadêmica e institucional com outros grupos, de configuração epistemológica e, inclusive, sob o aspecto de difusão do conhecimento produzido. Apesar de algumas exceções, a análise ainda indica baixos índices de vinculação colaborativa entre si, às redes de pesquisa já estabelecidas, assim como no que diz respeito à colaboração interinstitucional.

Biografia do Autor

Miguel Costa

Doutor em História PPGH UNISINOS

Pós-doutor em Educação pelo PPGE UEPG

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

Costa, M. (2023). O CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE SUA ESTRUTURA, ATORES E DINÂMICA RELACIONAL. Revista De Ciências Humanas, 24(3), 163–182. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.163-182