TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO E AS FORMAÇÕES CONTINUADAS OFERTADAS PARA SEU USO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.187-203

Palavras-chave:

tecnologias educacionais, formação continuada, prática pedagógica.

Resumo

O presente texto propõe-se a abordar a formação de professores e professoras no âmbito nacional e especificamente no estado de Mato Grosso, frente às novas tecnologias educacionais, contemplando o conceito de metodologias ativas. Para tanto, trata-se de um estudo bibliográfico baseado em teóricos tais como: Moran (2014), Paulo Freire (1996), Tardif (2012) e outros, e também nos documentos orientativos e normativos como PCNs e BNCC. O texto traz uma reflexão sobre a introdução das tecnologias na escola e a necessidade da formação continuada dos docentes diante deste novo cenário, também discorre sobre como está acontecendo a formação docente no Estado de Mato Grosso em relação ao uso de tecnologias na sala e aula, bem como apresenta os investimentos tecnológicos que a Secretaria de Educação tem definido para sua rede escolar. Assim, conclui-se que o uso de tecnologias em sala de aula é necessário, principalmente no momento atual, não sendo possível ignorar essas ferramentas no fazer pedagógico, mas é urgente também a formação continuada do professor e professora em tecnologias e mídias educacionais. Os educadores/as precisam saber, conhecer e empregar tecnologias e mídias educacionais como um suporte às suas aulas fazendo uso reflexivo delas.

Biografia do Autor

Luciana Ledo Peres Ruis, URI -FW

Mestranda em Educação pela URI/FW. Professora da Educação Básica. a102164@uri.edu.br

Marcos Morandi, URI- FW

Mestrado em Educação pela URI/FW. Professor da Educação Básica. marcos.morandi@hotmail.com

Laísa Veroneze Bisol, URI-FW

Orientadora. Doutora em Letras – Estudos literários; Doutora em Comunicação e Informação Contemporânea; Mestra em Letras – Literatura Comparada; Graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da URI/FW. laisabisol1@gmail.com.

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

Ruis, L. L. P., Morandi, M., & Bisol, L. V. (2023). TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO E AS FORMAÇÕES CONTINUADAS OFERTADAS PARA SEU USO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SALA DE AULA. Revista De Ciências Humanas, 24(2), 187–203. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.187-203