REFLEXÕES SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS SENTIDOS DA PRÁTICA EDUCATIVA NA CONTEMPORANEIDADE

Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel

Resumo


Este texto apresenta um ensaio reflexivo sobre o desenvolvimento e a inserção da inteligência artificial (IA) no contexto educacional vigente. Descreve o conceito de inteligência artificial, suas caracterizações, aplicações, desafios e limitações na área da educação. Problematiza o papel das instituições formadoras em uma sociedade com avanços tecnológicos constantes, promovendo o debate para a necessidade de que a escola reoriente seu trabalho formativo, passando a ter como foco, do ponto de vista da atuação sobre o discente, o desenvolvimento pleno do que é considerado “tipicamente humano”. Por fim, ancorado nas ideias de Luc Ferry (2012) defende a formação humana para uma espiritualidade laica como princípio inegociável da atuação educativa.


Palavras-chave


Inteligência artificial; educação; ensino; espiritualidade laica; tecnologias.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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