REFLEXÕES SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS SENTIDOS DA PRÁTICA EDUCATIVA NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
Este texto apresenta um ensaio reflexivo sobre o desenvolvimento e a inserção da inteligência artificial (IA) no contexto educacional vigente. Descreve o conceito de inteligência artificial, suas caracterizações, aplicações, desafios e limitações na área da educação. Problematiza o papel das instituições formadoras em uma sociedade com avanços tecnológicos constantes, promovendo o debate para a necessidade de que a escola reoriente seu trabalho formativo, passando a ter como foco, do ponto de vista da atuação sobre o discente, o desenvolvimento pleno do que é considerado “tipicamente humano”. Por fim, ancorado nas ideias de Luc Ferry (2012) defende a formação humana para uma espiritualidade laica como princípio inegociável da atuação educativa.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.