PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, DA ESCOLA PÚBLICA E SUAS FORMAS DE GESTÃO: ENTRE PROMESSAS E REALIDADES

Janete Palú, Joélma de Souza Arbigaus, Adriana Aparecida Dragone Silveira

Resumo


Este artigo analisa a expansão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação e na escola pública, enfatizando sua utilização na gestão educacional e escolar. Buscamos responder à seguinte questão: em que medida as plataformas e sistemas informatizados (SI) direcionam e influenciam as ações dos gestores educacionais e diretores(as) escolares? Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica e documental e um levantamento sobre a utilização de plataformas, SI e Inteligência Artificial (IA) na gestão educacional e escolar nas redes públicas estaduais do Paraná e Santa Catarina, focalizando a análise no Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc) e no Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere) do Paraná. Dados empíricos foram coletados em fontes da internet, cotejados com vivências profissionais das investigadoras e submetidos às técnicas de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Observamos que o uso desses recursos confere a esses dispositivos poderes decisórios e de análise pautados na governança pelos números e dados. Contrariando promessas de desburocratização, identificamos uma tendência de aumento da burocracia e de submissão dos fins educativos aos meios. Gestores educacionais, diretores(as) e profissionais da educação dedicam muito tempo de trabalho atendendo às demandas das plataformas e SI, que influenciam e direcionam suas ações. Esses instrumentos podem se converter em panópticos virtuais, dispositivos de vigilância e controle do trabalho das escolas. A racionalidade olímpica desses instrumentos, pautada em critérios econômicos, princípios da eficiência, eficácia e mensuração dos resultados, confronta os fins da educação, da escola pública e o princípio da gestão democrática.


Palavras-chave


Plataformização. Gestão Educacional e Escolar. Hiperburocratização.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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