ATRAVESSANDO FRONTEIRAS INVISÍVEIS: DESVENDANDO A IDENTIDADE SURDA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Sidcley Cavalcante da Silva, José Luís Simões

Resumo


Este estudo explora o impacto das tecnologias digitais na formação da identidade surda, ao mesmo tempo em que investiga se elas promovem a inclusão ou, pelo contrário, acentuam a exclusão, considerando-se que pessoas surdas possuem uma rica expressão comunicativa centrada na linguagem visual que reflete em suas identidades, e que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) está intimamente envolvida neste contexto. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com foco nas tecnologias digitais voltadas para surdos. Foram priorizados artigos publicados entre 2019 e 2023, em língua portuguesa, classificados nos estratos Qualis A1 a A4, obtidos na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Utilizaram-se os descritores “tecnologias para surdos” e “redes sociais e surdez”, resultando na seleção de treze artigos. No entanto, apenas dois deles atenderam aos critérios de inclusão. Os trabalhos selecionados foram categorizados com base em seus objetivos e sujeitos de pesquisa, tendo sido utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados destacam a fragilidade das pesquisas investigadas, enfatizando a tendência de priorizar as ferramentas tecnológicas em detrimento das experiências individuais dos surdos. Indicam-se também melhorias na comunicação visual, na criação de conteúdos em Libras, no empoderamento e na participação ativa da comunidade surda de maneira geral, de modo que sociedade possa se unir para fomentar o uso efetivo da tecnologia, na busca pelo fortalecimento da identidade da comunidade surda.


Palavras-chave


Tecnologias digitais. Identidade surda. Inclusão digital.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter