ESPAÇO CRIATIVO: PROPOSIÇÕES DO "CESTO LITERÁRIO" NA ESCOLA INDÍGENA

Márcia de Souza, Suzi Laura da Cunha, Leonel Piovezana

Resumo


As experiências com a Licenciatura Intercultural Indígena demonstram que o processo de aprendizagem de educadores e educandos depende de métodos de ensino, capazes de valorizar a produção cultural, a língua, a literatura dos povos originários. Nessa perspectiva, desenvolvemos o "Cesto Literário", projeto interdisciplinar do curso de pedagogia intercultural, com objetivos de conhecer, evidenciar e promover diálogo a respeito de diversas tradições literárias, indígenas e não indígenas. A iniciativa considerou o contexto do oeste de Santa Catarina, local colonizado por italianos e alemães, marcado pela cultura do trabalho onde iniciativas voltadas à produção cultural são isoladas e tímidas. Pesquisas demonstram que o conhecimento histórico e literário dos jovens da região, que ingressam no ensino superior, é significativamente inferior aos de outras regiões do estado. Em âmbito nacional, "Retratos da Leitura no Brasil" apresenta dados inquietantes e reitera a necessidade de incentivar o hábito da leitura e potencializar o senso crítico da comunidade acadêmica, tendo em vista nos últimos anos a redução de 4,6 milhões de leitores, 14% da queda foi registrada no ensino superior. As ações utilizaram textos literários e saberes indígenas como ponto de partida, engajou educadores a colocou diferentes modos de ler em prática, no cotidiano das escolas indígenas Sape Ty Ko e Cacique Vanhkre.


Palavras-chave


Literatura. Leitor. Interdisciplinar. Intercultural. Licenciatura indígena.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter