INCLUSÕES, DEFICIÊNCIAS E O CENÁRIO EDUCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
O presente artigo aborda a situação de determinados grupos no Brasil, em especial nos últimos quatro anos, em relação a ações e políticas públicas fomentadas pelo Governo Federal. O objetivo é analisar a situação de políticas públicas inclusivas para pessoas com deficiência, em relação ao cenário político e educacional contemporâneo, considerando os quatro anos precedentes. Os caminhos de pesquisa estão ancorados numa perspectiva pós-estruturalista de analisar questões educacionais, tendo como corpus empírico materiais disponíveis no site do Ministério da Educação, além de outros materiais. O movimento analítico tem por base os Estudos Foucaultianos, operando com o conceito-ferramenta de discurso e governamentalidade. Os principais indicativos da pesquisa apontam para um desmonte em políticas inclusivas existentes e não produção de outras. Em guisa de um direcionamento conclusivo tem-se que a compreensão há uma busca pelo fim da vontade de coletivo, de viver junto, de apreender com o outro
Palavras-chave
Inclusão. Deficiência. Neoliberalismo. Educação.
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(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.