PERCEPÇÕES DOCENTES E PRÁXIS PEDAGÓGICA PERMEADAS PELAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS: UM RETRATO DE DISPARIDADES E DESAFIOS EDUCACIONAIS

Lidiane Cossetin Alves, Márcia Cossetin

Resumo


O presente texto propõe-se a compreender a percepção de docentes acerca do uso de tecnologias e mídias digitais na práxis pedagógica. Para tanto, utiliza-se um formulário online disponibilizado no ano de 2021, com questões respondidas por docentes de diferentes regiões brasileiras; trata-se, portanto, de um estudo exploratório, de cunho quanti-qualitativo. Logo, recorre-se ao aporte teórico de autores que tematizam a Educação e, de modo específico, a utilização de tecnologias e mídias digitais na práxis pedagógica: Freire (1967, 1987, 1996, 2001), Saviani (2005), Castells (1999), Sibilia (2012), entre outros. Conclui-se que os docentes incorporam as tecnologias e mídias digitais às práticas pedagógicas, mesmo que existam empecilhos e disparidades no acesso aos aparatos tecnológicos em diferentes realidades educativas. Espera-se contribuir à área da Educação, enfaticamente às Mídias e a Educação, considerando a percepção de docentes, suas formações e contextos.


Palavras-chave


Percepção docente. Práxis pedagógica. Tecnologias e mídias digitais. Desafios. Disparidades.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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