A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS E O ENSINO COM ÊNFASE NOS GÊNEROS TEXTUAIS E NA COMPREENSÃO

Graciela Beck Bitencourt dos Santos, Marcos Alexandre Alves

Resumo


Apresenta-se a pedagogia dos multiletramentos, com ênfase nos gêneros textuais e na hermenêutica. Utilizou-se como referencial teórico: Bakhthin (2000), Marcuschi (2008), Cope e Kalentzis (2000), Morin (2017) e Schleiermacher (2000). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que se problematiza os pressupostos para se pensar a educação do futuro, tendo em vista a influência das tecnologias de informação e comunicação, tão presente no contexto social e educacional. Destaca-se, que os multiletramentos, enquanto pedagogia embasada na multiplicidade de canais de comunicação e no aumento da diversidade linguística e cultural, provoca uma discussão acerca dos novos modelos de representação, de gêneros textuais e de possibilidades de compreensão, para além de uma análise sobre a língua. Enfim, enfatiza-se que os multiletramentos se mostram imprescindíveis para se ensinar e formar as novas gerações, dotando-as de autonomia, liberdade, senso ético e habilitando-os à participação ativas nos diferentes processos de mudanças sociais e educacionais.


Palavras-chave


Gêneros textuais. Tecnologias. Multiletramentos. Ensino. Compreensão.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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