GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM DISCENTE NA VIRTUALIDADE

Rosane de Fátima Ferrari, Arnaldo Nogaro

Resumo


Este artigo resulta de pesquisa teórico-bibliográfica, de natureza qualitativa, com o intuito de abordar a gestão do conhecimento e da aprendizagem na virtualidade, considerando o movimento de desterritorialização do processo de aprendizagem, que passa a existir, como dimensão que não ocupa um local definido dentro de um espaço, mas que é capaz de gerar diversas manifestações concretas em diferentes momentos e locais determinados. Ponderar sobre a gestão do tempo e espaço para aprender na virtualidade torna-se importante para que o docente possa conhecer o perfil do aluno virtual, além de contribuir para um planejamento mais efetivo e centrado no desenvolvimento de suas capacidades. Soma-se a isso ser oportuno compreender quais são os estilos-modos de aprendizagem pelos quais pensa e aprende o estudante na virtualidade. Embora tenha mudado a forma de aproximação, conexão e relação professor-aluno, alguns aspectos do processo pedagógico se mantém, como conhecer o perfil do aprendente, encontrar formas de produzir sentido naquilo que é aprendido para que tenha atratividade e provoque o desejo do estudante de aprender. O cenário criado com o advento e disseminação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) põe o professor diante de desafios permanentes exigindo a aquisição de novas habilidades e o conhecimento das linguagens pelas quais estes novos artefatos são veiculados, sem esquecer a relevância do pensamento crítico, do desenvolvimento da capacidade de análise e de outras formas de exercer o pensamento criativo.


Palavras-chave


Virtualidade. Gestão. Perfil. Estilo. Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter