EDUCAÇÃO SOBRE LUTO E MORTE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE

Milena Aragão

Resumo


A morte, apesar de ser uma realidade que afeta a todos os sujeitos, tem sido tema interdito no espaço escolar, em especial pela dificuldade dos professores em lidar apropriadamente com o assunto. Como resultado, crianças e adolescentes deixam de aprender habilidades socioemocionais para lidar com situações de perda e luto, bem como em serem acolhidas/os adequadamente. Sendo assim, o presente artigo visa apresentar caminhos para a construção de um projeto de formação continuada docente que aborde a temática da morte no contexto escolar. Salienta-se, que é com o adulto que crianças e jovens aprendem a lidar com as perdas e o luto, uma vez que o tem como referencial; assim, uma intervenção adequada junto ao corpo docente, pode ajudar no enfrentamento ao luto e no reestabelecimento das condições emocionais dos estudantes sob sua responsabilidade

Palavras-chave


Educação; Formação de Professores; Morte;

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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