EDUCAÇÃO SEXUAL NO LIVRO DE PORTUGUÊS: CIDADANIA PELA TRANSVERSALIDADE
Resumo
O presente artigo expõe os resultados de uma investigação concernente à apreciação formativa cidadã do tema transversal "Saúde” nos livros didáticos de Língua Portuguesa (LDP) enquanto atendimento às designações das políticas nacionais de Educação Básica. Para a realização dessa pesquisa, com base na Análise Dialógica do Discurso (ADD) formulada pelo Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003; VOLOSHINOV, 1997), perquiriram-se documentos oficiais norteadores das práticas pedagógicas, do currículo e dos objetivos da escolarização, sendo-os a LDB (1996), os PCN (2000) e o PNLD (2014), em diálogo com o LDP Português: Linguagens (2014). Os dados desvelam a permanência do objetivismo abstrato no ensino e a negação ao estudo dos gêneros, do sexo e da sexualidade como obstrução à promoção da saúde garantida aos brasileiros pela Constituição de 1988.
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(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.