TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: ADOLESCÊNCIA, AUTOLESÃO/AUTOMUTILAÇÃO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Dilce Cervieri
  • Eliane Cadoná URI-FW

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.153-176

Palavras-chave:

Mídia. Subjetividade. Educação. Adolescência. Autolesão. Automutilação.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico sobre a prática da autolesão não suicida em adolescentes, problematizando as narrativas sobre o tema pelo viés de autores e autoras do campo da Saúde, da Educação e da Psicologia que focam seus estudos nas tecnologias como produtoras de subjetividade. Consultamos ainda manuais diagnósticos voltados aos/às profissionais de saúde, assim como legislação e documentos que orientam o trabalho na Educação, em especial a BNCC, e da saúde, em se tratando de questões envolvendo crianças e adolescentes e a prática de autolesão, além de documentos de referência na área de saúde e legislações oficiais. O tema mostra-se relevante pela crescente demanda na comunidade escolar voltada para práticas de cuidado nesse contexto, e também por se tratar de um assunto que preocupa todos/as os/as envolvidos/as. Assim, tivemos aqui como objetivo reunir um arcabouço teórico, a fim de compreender melhor a adolescência, a autolesão, e suas articulações com as mídias e a produção de subjetividades. Concluímos que é necessário que se observe de forma crítica para o conteúdo midiático veiculado nas redes sociais, no que tange à autolesão e à automutilação, na ideia de instigar estudiosos/as e interventores/as do campo da educação a olharem para tais fenômenos e, consequentemente, sentirem-se parte do processo de cuidado e propositores/as de novas problematizações.

Referências

ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Constr. psicopedag., São Paulo , v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542016000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 26 jul. 2021.

ALMEIDA, Rodrigo da S., CRISPIM, Marcia S. da S., SILVA, Dionísio S. & PEIXOTO, Sandra Patricia. (2018). A prática da automutilação na adolescência: o olhar da psicologia escolar/educacional. Ciências Humanas e Sociais, 4(3), 147-160.

ALVES, Edvânia dos S.; FRANCISCO, Ana Lúcia. Ação psicológica em saúde mental: uma abordagem psicossocial. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 29, n. 4, p. 768-779, dez. 2009. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000400009&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 28 out. 202American Psychiatric Association, (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno 5 Dsm-5 (M. I. C. Nascimento, Trad). Porto Alegre: Artmed.

ANDRADE, Cláudia. Transição para a idade adulta: das condições sociais às implicações psicológicas. Aná. Psicológica, Lisboa, v. 28, n. 2, p. 255-267, abr. 2010. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 09 abr. 2020.

ARIÈS, Philippe (1981). História social da criança e da família (2a ed.). Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos.

ARCOVERDE, Renata L. Autolesão e Produção de Identidades 05/03/2013 84 F. Mestrado Em Psicologia Clínica Instituição De Ensino: Universidade Católica De Pernambuco, Recife Biblioteca Depositária: Biblioteca Central Da Unicap

BALAO, Sonia M. da S. A Comunicação nas Redes Sociais e os Transtornos Depressivos: Um Olhar À Luz Da Psicanálise Winnicottiana, 20/06/2018 136 F. Mestrado Em Psicologia (Psicologia Clínica) Instituição De Ensino: Pontifícia Universidade Católica De São Paulo, São Paulo Biblioteca Depositária: Puc/Sp

BARBOSA, Viviane S. A Prática de Autolesão em Jovens: Uma Dor A Ser Analisada 28/03/2017 126 F. Mestrado Em Enfermagem Instituição De Ensino: Universidade Federal De São Carlos, São Carlos Biblioteca Depositária: Bco – Ufscar

BERNAL, Elisa P. Considerações psicanalíticas a respeito da automutilação 12/04/2019 125 f. Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano Instituição De Ensino: Universidade de São Paulo, São Paulo Biblioteca Depositária: Biblioteca Dante Moreira Leite, Instituto de Psicologia

BERNARDES, Suela M. Tornar-Se (In)Visível: Um Estudo Na Rede De Atenção Psicossocial de Adolescentes Que Se Automutilam' 23/02/2015 123 F. Mestrado Profissional Em Saúde Mental E Atenção Psicossocial Instituição De Ensino: Universidade Federal De Santa Catarina, Florianópolis Biblioteca Depositária: Biblioteca Universitária – UFSC.

BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O Suicídio e automutilação tratados sob a perspectiva da família e do sentido da vida / Ministério das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos; Brasília: 2019. https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/acolha-a-vida/estudo-suicidio-e-automutilacao.pdf

_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

_______. Lei n. 13.819, de 26 de abril de 2019. Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Brasília: Presidência da República [2019] Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Lei/L13819.htm Acesso em: 20 de abr.2020.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Perfil epidemiológico dos casos notificados de violência autoprovocada e óbitos por suicídio entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil, 2011 a 2018. Ministério da Saúde, 2019.

_______. Ministério da Saúde. Proteger e Cuidar da Saúde de Adolescentes na Atenção Básica. Brasília (DF): Ed. Ministério da Saúde; 2017a. Em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/proteger_cuidar_adolescentes_atencao_basica.pdf

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vigilância de Violência Interpessoal e Autoprovocada (VIVA/SINAN). Ministério da Saúde, 2017b. http://antigo.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/21/2017-025-Perfil-epidemiologico-das-tentativas-e-obitos-por-suicidio-no-Brasil-e-a-rede-de-atencao-a-saude.pdf

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vigilância de Violência Interpessoal e Autoprovocada (VIVA/SINAN). Ministério da Saúde, 2020. https://antigo.saude.gov.br/images/pdf/2020/janeiro/23/Boletim_epidemiologico_SVS_04.pdf

BROWN, R. C., FISCHER, T., GOLDWICH, A. D., & KELLER, F. (2017). Cutting: Non-suicidal self-injury (NSSI) on Instagram. Psychological Medicine, 48(2), 337-346. doi: https://doi.org/10.1017/S0033291717001751

CALLIGARIS, Contardo. (2000). A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.

_______. Introdução a uma clínica diferencial das psicoses. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

CARDOSO, Bruno C. C. A Escarificação Na Adolescência: A Problemática do Eu-Pele A Partir Do Método de Rorschach. 17/08/2015 182 F. Mestrado Em Psicologia Clínica E Cultura Instituição De Ensino: Universidade De Brasília, Brasília Biblioteca Depositária: Biblioteca Central – Bce

CFP – Conselho Federal de Psicologia. Resolução 02/2001. Página oficial da Instituição, 2003. www.pol.org.br (em 15/10/2020) [ Links ] https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2006/01/resolucao2001_2.pdf

CHAVES, Gislaine. Adolescência e Autolesão: Psicodiagnóstico como Proposta de Compreensão e Intervenção à de Um Caso Clínico 14/12/2018 221 F. Mestrado Em Psicologia Clínica Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo, São Paulo Biblioteca Depositária: Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto De Psicologia da Universidade De São Paulo (Ipusp)

CIPRIANO, Annarosa. CELLA, Stefania. & COTRUFO, Paolo. (2017). Nonsuicidal self-injury: a systematic review. Frontiers in Psychology, 8, 1946-1958. doi: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01946

COSTA, Jurandir. F. (2004). Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Edições Graal.

DOYLE L, Sheridan A, Treacy MP. Motivations for adolescent self‐harm and the implications for mental health nurses. J Psychiatr Ment Health Nurs. 2017 mar;24(2-3):134-42. http://dx.doi.org/10.1111/jpm.12360. PMid:28124465.

COSTA, LCR, Gabriel IM, Lopes DG, Oliveira WA, Silva JL, Carlos DM. Non-suicidal self-injury and school context: perspectives of adolescents and education professionals. SMAD, Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. 2020;16(4):39-48.

doi: https://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.168295

FACCI, Marilda G. D.; MEIRA, Marisa Melillo.; TULESKI, Silvana Calvo. (Orgs.). A exclusão dos incluídos: uma crítica da Psicologia da Educação à patologização e medicalização dos processos educativos. Maringá: UEM, 2011. v. 1, pp. 345-370.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática Educativa - 52º Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

_______. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. Pp.77-95. 1996

FISCHER, Rosa M.B. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 151-162, 2002. DOI: 10.1590/S1517-97022002000100011. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27882. Acesso em: 29 ago. 2020.

_______. Problematizações sobre o exercício de ver: mídia e pesquisa em educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 20, p. 83-94, Aug. 2002. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200007&lng=en&nrm=iso>. access on 17 July 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000200007.

________. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas/Editores Associados, n. 1, jul. 2001, p.197-223.

________. Adolescência em discurso: mídia e produção de subjetividade, 1996.Tese (Doutorado em Educação) - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.

FONSECA, Paulo H. N. da et al. Autolesão sem intenção suicida entre adolescentes. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 70, n. 3, p. 246-258, 2018. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672018000300017&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 09 abr. 2020.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1998.

_______, 1926-1984 7.ed. A arqueologia do saber/Michel Foucault; tradução de Luiz Felipe Baeta Neves, -7ed. - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GABRIEL, Isabela M. et al. Autolesão não suicida entre adolescentes: significados para profissionais da educação e da Atenção Básica à Saúde. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, e 20200050, 2020. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400218&lng=en&nrm=iso>. access on 12 Oct. 2020. Epub July 13, 2020. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0050.

CANGUILHEM, Georges. (2002). O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Originalmente publicado em1943).

&lng=en&nrm=iso>. access on 28 ct. 2020. https://doi.org/10.1590/1413-81232015209.13552014.

GARRETO, Anna K. R. O Desempenho Executivo Em Pacientes Que Apresentam Automutilação, 12/05/2015. Mestrado Em Psiquiatria Instituição De Ensino: Universidade De São Paulo, São Paulo Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da FMUSP.

GUARESCHI, Neuza M. de F. Revista Fármacos, Porto Alegre, nº 30, agosto 2006, quadrimestral.

HIGIENISMO in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-16 02:00:25]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/higienismo

KLOMEK AB, SNIR A, APTER A, CARLI V, WASSERMAN C, HADLACZKY G, et al. Association between victimization by bullying and direct self injurious behavior among adolescence in Europe: a ten-country study. Eur Child Adolesc Psychiatry. 2016; 25(11):1183-93. doi: 10.1007/s00787-016-0840-7

LEFÈVRE, F. O Medicamento como Mercadoria Simbólica. Editora Cortez: São Paulo, Brasil, 1991.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. 2 ed. 34. São Paulo: Editora 34, 1999.

LOPES, Lorena da S.; TEIXEIRA, Leônia C. Automutilações na adolescência e suas narrativas em contexto escolar. Estilos da Clínica, v. 24, n. 2, p. 291-303, 30 ago. 2019.

MADGE Nicola; HEWITT Anthea; HAWTON Keith; WILDE, Erik J.; CORCORAN. Paul; FEKETE, Sandor.; HEERINGEN, Kees V.; de LEO, Diego.; YSTGAARD, Mette. Deliberate self-harm within an international community sample of young people: comparative findings from the Child & Adolescent Self-harm in Europe (CASE)Study. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v.49, p.667-677, 2008.

MARS Becky, HERON Jon, BIDDLE Lucy, DONOVAN Jenny L, HOLLEY Rachel, PIPER Martyn, et. al. Exposure to, and searching for, information about suicide and self-harm on the Internet: Prevalence and predictors in a population based cohort of young adults. J Affect Disord. 2015; (185): 239–45.

MORESCO, Franciane M. Adolescentes Com Autolesão Deliberada: Trajetória de Atendimento Em Saúde Mental e Percepção de Suporte Social e Familiar, 18/07/2019. Mestrado Em Psicologia E Saúde Instituição De Ensino: Fundação Univ. Federal De Ciências Da Saúde De Porto Alegre, Porto Alegre Biblioteca Depositária: Paulo Lacerda De Azevedo

MOREY Carolyn, CORCORAN Paul, ARENSMAN Ella, PERRY Ivan J. (2008).The prevalence of self-reported deliberate self harm in Irish adolescents. BMC Public Health; 8: 79.

MORIN, E. 1984. Idéias Contemporâneas - Entrevistas do Le Monde. São Paulo: Ática.

NASCIMENTO, Marina D. L. do. O Corpo Em Cena: Escarificações em Adolescentes do Sexo Feminino 20/05/2019 96 F. Mestrado Em Psicologia Clínica Instituição de Ensino: Universidade Católica De Pernambuco, Recife Biblioteca Depositária: Biblioteca Central Da UNICAP

NOCK, Matthew .K. (2009). Self-Injury. Annual Review of Clinical Psychololgy, 6, 339-363. doi:10.1146/annurev.clinpsy.121208.131258 Recuperado de https://www.researchgate.net/profile/Matthew_Nock/publication/41654922_Self-Injury/links/00b7d533559937534b000000.pdf

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de e MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia escolar: cenários atuais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.3 [citado 2021-10-10], pp. 0-0 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000300007&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1808-4281.

OLIVEIRA, Renata P. de. Autolesão Não Suicida em Adolescentes: prevalência, perfil, impulsividade e solidão 10/03/2018 113 f. Mestrado Profissional em Pesquisa em Saúde Instituição de Ensino: Centro Universitário Cesmac, Maceió Biblioteca Depositária: Biblioteca Central Craveiro Costa

OMS - Organização Mundial Da Saúde. (2008). Cid-10 Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. 10ed. Retrieved From: Http://www.Datasus.Gov.Br/Cid10/V2008/Webhelp/Cid10.Htm

OPAS BRASIL (2018), Folha Informativa - Saúde Mental dos Adolescentes, disponível em https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5779:folha-informativa-saude-mental-dos-adolescentes&Itemid=839 acesso em 12/10/2020.

PATOLOGIZAR in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-16 01:35:23]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/patologizar

PATTO, M. H. S. A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia / Maria Helena Souza Patto. – São Paulo: T. A. Queiroz, reimpressão, 1996.

PENIN, Terezinha de S. Educação Básica: A Construção do Sucesso Escolar. Revista em Aberto, 1992. Disponível em http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2141/1880

SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-moderno. Revista Famecos, Porto Alegre, dez. 2003, p. 23-32.

_______. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983. (Coleção Primeiros Passos).

SANT'ANA, Izabella M. Autolesão não suicida na adolescência e a atuação do psicólogo escolar: uma revisão narrativa. Rev. Psicol. IMED, Passo Fundo, v. 11, n. 1, p. 120-138, jun. 2019. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-50272019000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 28 out. 2020. http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3066.

SILVA, Josani C. da. Mensagens sobre Escarificações na Internet: um estudo psicanalítico, 16/03/2014 116 f. Mestrado em Psicologia Instituição de Ensino: Universidade Estadual De Maringá, Maringá Biblioteca Depositária: Central da Universidade Estadual de Maringá

SILVA, Aline C. Comportamento Autolesivo Não Suicida Em Redes Sociais Virtuais, 06/12/2016 153 F. Mestrado em Enfermagem Instituição de Ensino: Universidade Federal De São João Del-Rei, Divinópolis Biblioteca Depositária: Biblioteca da UFSJ, Campus Centro-Oeste Dona Lindu

SILVA, Aline C. e BOTTI, Nadja C. L. Uma investigação sobre automutilação em um grupo da rede social virtual Facebook*. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.4, pp. 203-210. ISSN 1806-6976. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000355.

SILVA, T. M. M. et al. Autolesão não suicida na adolescência. Editora Científica, 2017. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.org/articles/200901401.pdf

SIMIONI, André R. Autolesão deliberada em crianças e adolescentes: prevalência, correlatos clínicos e psicopatologia materna, 31/03/2017 65 f. Mestrado em Psiquiatria e Ciências do comportamento Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Biblioteca Depositária: Lume - Repositório Digital UFRGS.

SPINK, M. J. P. (1992). A construção social do saber sobre saúde e doença: uma perspectiva psicossocial. Saúde e Sociedade, 1(2), 125-139. https://doi.org/10.1590/S0104-12901992000200008

TOSTES, Guilherme W. Dor Cortante: Sofrimento Emocional De Pessoas Que Se Autolesionam, 07/02/2017 129 F. Mestrado Em Psicologia Instituição De Ensino: Pontifícia Universidade Católica De Campinas, Campinas Biblioteca Depositária: PUC-Campinas

WHITLOCK, Janis. (2009). The cutting edge: Non-suicidal self-injury in adolescence. Research Facts and Findings. Recuperado em 06 de agosto de 2015, de http://www.actforyouth.net/resources/rf/rf_nssi_1209.pdf

YATES, Tuppett. M. (2004). The Developmental Psychopathology Of Self-Injurious Behavior: Compensatory Regulation In Posttraumatic Adaptation. Clinical Psychology Review, 24, 35-74. Doi: Https://Doi.Org/10.1016/J.Cpr.2003.10.001

ZETTERQVIST, Maria. (2015). The DSM-5 diagnosis of nonsuicidal self-injury disorder: A review of the empirical literature. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, 9, 31. https://doi.org/10.1186/s13034-015-0062-7

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

Cervieri, D., & Cadoná, E. (2023). TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: ADOLESCÊNCIA, AUTOLESÃO/AUTOMUTILAÇÃO E EDUCAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 23(3), 153–176. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.153-176