DIRETRIZES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS NOS PROJETOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA / NATIONAL GUIDELINES FOR TEACHER TRAINING IN BASIC EDUCATION: IMPACTS OF UNDERGRADUATE PROGRAMS PROJECTS

Silvia Regina Canan, Leila Aparecida dos Santos Dall Pass

Resumo


O presente artigo é resultado dos estudos desenvolvidos a partir do projeto de pesquisa: Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica: impactos nos projetos dos cursos de licenciatura. Propõe-se a investigar quais os impactos causados nos projetos dos cursos de licenciatura URI, a partir das proposições contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de professores da Educação Básica, tendo em vista
compreender em que medida as reformulações curriculares poderão contribuir ou não com uma melhor formação do futuro professor. O estudo é de cunho qualitativo e utilizou, como
instrumento para coleta de dados, questionários. Dados iniciais nos mostraram que as expectativas da maioria dos alunos ainda é por uma formação que contemple mais as questões específicas envolvendo os conteúdos que eles irão ensinar. Nesse sentido a ideia de domínio de conteúdos e transmissão de saberes ainda mostra raízes muito profundas.


Palavras-chave


Diretrizes. Formação de professores. Licenciaturas.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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