COMUNICAÇÃO ON LINE DE UMA PROFESSORA SURDA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÓS-MARÇO DE 2020

Luana Priscila Wunsch, Rafaela Piekarski Hoebel Lopes dos Santo, Tiago Machado Saretto

Resumo


Este artigo está escrito em Língua Portuguesa e sua análise dos dados poderá, também, ser apreciada em LIBRAS, por meio de vídeos visualizados em “QRCODE”. Realizado por três professores da Educação Superior, sendo uma autora surda, tem como objetivo compreender os principais desafios do professor surdo, deste nível de ensino, em sua comunicação, mediada por ferramentas digitais on line. Para tal, a metodologia foi estruturada nas seguintes etapas: (i) revisão de literatura sobre a docência dos surdos na universidade; (ii) abordagem da História de Vida, por meio de um diário de bordo confeccionado entre os meses de março de junho de 2020. E, assim emerge o desenho de um diagrama sobre os principais pontos a serem considerados acerca deste cenário, alicerçado em quatro bases: Comunicação mediada pelo digital, Comunicação para/com emoção e afeto, Comunicação em Ambientes Compartilhados e Comunicação Sem Dificuldade de Interação Social.


Palavras-chave


Docência na Educação Superior. Comunicação on line. Professora Surda. Tecnologias de comunicação em tempos pandêmicos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter