INSPIRAÇÕES DE LICENCIATURAS INDÍGENAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

Beatriz Osorio Stumpf, Ana Luisa Teixeira de Menezes

Resumo


A partir de pesquisa de doutorado sobre potencialidades e desafios de licenciaturas indígenas, o presente trabalho aborda potenciais desses programas no sentido de inspirações para renovações em sistemas e práticas de ensino da educação básica e superior, bem como na formação docente. A metodologia seguiu a perspectiva qualitativa cartográfica, em uma composição constituída pela leitura e análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e acompanhamento participativo em atividades de licenciaturas indígenas de diferentes regiões do Brasil e da Colômbia. As leituras de projetos pedagógicos, observações, atuações, conversações e escutas mostraram a consolidação de princípios importantes que têm sido teorizados para a educação, mas que ainda enfrentam dificuldades na sua consolidação prática e continuada no ensino convencional, como interdisciplinaridade, transversalidade, interculturalidade, envolvimento comunitário, participação, uso de diversas linguagens artísticas e relação com a realidade local. O texto aborda esses elementos com a apresentação de sistemas curriculares fundamentados em temas transversais, temas contextuais, currículo pós-feito e projeção comunitária, concretizados principalmente por meio da aprendizagem pela pesquisa. Essas propostas são discutidas junto ao diálogo com o pensamento complexo, através da obra de Edgar Morin, tendo como objetivo mais amplo a reflexão em direção ao direito a educações humanizadoras e emancipatórias.


Palavras-chave


Licenciaturas indígenas. Potenciais. Educação básica. Educação superior. Formação docente.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter