GRUPO CONTARTE: NOVOS CAMINHOS PELO TEXTO LITERÁRIO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Cleide Jussara Müller Pareja

Resumo


A arte de contar histórias é uma prática milenar e que ao longo do tempo criou diferentes contornos e formas de ser. O ContArte, projeto de contação de histórias da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, vinculado ao PROLER, atua desde 2003 com foco na educação estética e leitora de crianças, jovens e adultos. O grupo de contadores tem como objetivo promover o texto literário em ambientes educativos formais e não formais por meio de contações de histórias, rodas de leitura e formação de professores, além de possibilitar o acesso ao livro. O objetivo deste artigo é discutir sobre as práticas e os recursos adotados pelos contadores de histórias para atuarem em meio à pandemia do COVID-19, uma vez que a universidade precisou suspender as atividades presenciais. Definiu-se como problema de pesquisa: Como o grupo ContArte, em tempos de isolamento social, promoveu o acesso a leitura do literário? Espera-se que os resultados apontem quais mediações efetivaram o acesso ao texto literário no meio virtual. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de intervenção e a análise quanti-qualitativa dos dados coletados na rede social Facebook do projeto. O grupo manteve as reuniões semanais em formato online por intermédio da plataforma BlackBoard, disponibilizada pela própria instituição de ensino. A partir desses encontros foram definidos novos meios para cumprir a missão de promover o acesso a leitura do literário. Deste modo, conclui-se que, apesar de muitas adaptações, o grupo continuou seu processo de difundir a leitura literária, com o uso dos meios digitais.

Palavras-chave


Educação; Formação de professores e práticas educativas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter