A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

Ana Lucia Ferreira Silva, Marleide Rodrigues da Silva Perrude, Paula Bortolozo Boaventura

Resumo


O artigo trata da atuação do Pedagogo nos espaços socioassistenciais, na perspectiva da educação não formal e debate sua participação neste contexto. Parte da seguinte indagação: qual o papel do pedagogo no âmbito das ações socioeducativas postuladas pela política de Assistência Social? A discussão é realizada em uma abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica e análise documental sobre o espaço de educação não formal e seu processo de desenvolvimento. Tem como base bibliográfica, os estudos de Coombs (1976), Gohn (2020; 2016), Schmidt e Silva (2015) e Vieira (2011) e análise dos seguintes documentos:  a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) (BRASIL, 1993), Política Nacional de Assistência Social (PNAS) (BRASIL, 2004), Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (BRASIL, 2009), Norma Operacional, Cadernos de Orientação Técnica e Normativas do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Define a política supracitada para melhor compreensão dos espaços e equipamentos socioassistenciais. Situa as ações socioeducativas no campo da política da Assistência Social nos serviços executados em seus equipamentos e o papel do Pedagogo nestes espaços, considerando seu processo de formação. Conclui, destacando os trabalhos pedagógicos que competem aos pedagogos nos espaços dos serviços socioassistenciais, considerando sua especificidade socioeducativa e sua atuação nesses serviços.


Palavras-chave


Serviços socioassistenciais. Educação não formal. Atuação do pedagogo.

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(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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