O OLHAR DO PEDAGOGO SOBRE OS ARRANJOS ESPACIAIS NA EDUCAÇAO DA INFÂNCIA / THE LOOK OF THE PEDAGOGO ON THE SPACE ARRANGEMENTS IN THE EDUCATION OF INFANCY

Elisabete Cerutti

Resumo


A presente investigação aborda as reflexões que a pedagogia evidencia diante dos arranjos espaciais presentes nas escolas de Educação Infantil. Dessa forma, o texto analisa os aspectos históricos e conceituais com que se edificou a Educação Infantil e a organização das estruturas de mobiliários e espaços, que passam a influenciar os aspectos metodológicos presentes no planejamento das atividades pelo e com o educador. O artigo esclarece, ainda, os tipos de arranjos espaciais e o caminho que pode ser traçado por gestores e educadores quando se trata de pensar no espaço educativo das escolas e as características dos usuários. Dentre as conclusões, destacamos os desafios sobre a temática, a necessidade de abordagem do tema por educadores e a relevância da pesquisa e da discussão quando se trata de um tema inovador que pode auxiliar, num futuro próximo, o cotidiano da Educação Infantil.

Palavras-chave


Infância. Pedagogo. Arranjos Espaciais.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter