ORIENTAÇÃO VOCACIONAL EDUCACIONAL / EDUCATIONAL VOCATIONAL ORIENTATION

Ana Luci Santos da Silva, Liane Silveira Becker

Resumo


Este estudo enfoca questões sobre a orientação vocacional ocupacional no terceiro ano do Ensino Médio, indagando e refletindo sobre as dificuldades demonstradas pelos concluintes do Ensino Médio na escolha da vocação profissional. As temáticas priorizadas integram o papel do orientador educacional no contexto escolar; a importância da orientação vocacional na escolha profissional, envolvendo a construção da identidade ocupacional e a influência da família na escolha profissional; e o parecer de vários autores e especialistas acerca do assunto. O objetivo
principal deste estudo é colaborar, através de estudos bibliográficos, na orientação de aspectos significativos para a escolha vocacional profissional dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, a qual supõe um processo de tomada de decisão, evidenciando que o autoconhecimento e a informação sobre as profissões são fatores essenciais na definição do futuro
profissional.

Palavras-chave


Orientação Educacional. Escolha Profissional. Decisão.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter