AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: TENDÊNCIAS EM ESTUDOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (2015-2018)
Mônica Tessaro, Fernanda dos Santos Paulo
Resumo
Neste estudo apresentamos a disseminação dos conhecimentos sobre o tema avaliação educacional e suas tendências temáticas recorrentes à luz dos conhecimentos apresentados no portal dos periódicos CAPES, referentes ao triênio 2015-2018. Diante disso flagramos a recorrência de duas categorias que colocam em tela a avalição educacional como sendo um tema candente estres as pesquisas contemporâneas, sendo elas: avaliação da educação básica e avaliação do ensino superior. A partir das interpretações possibilitadas pela pesquisa, constatamos que a avaliação educacional permanece ancorada na lógica mercantilista de mercado, através da valorização dos instrumentos de avaliação em larga escala, mediados pelos organismos internacionais
Palavras-chave
Avaliação educacional. Avaliação da educação básica. Avaliação do ensino superior.
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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.